A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Conceição do Coité publicou um comunicado na página oficial no Facebook na noite deste sábado, 06, com a informação que “continua em vigor o Decreto Municipal nº 2878 publicado em 03/03/2021 com medidas de combate à Covid-19 e determinações para o funcionamento do comércio”.
Com este comunicado Conceição do Coité praticamente se exclui das medidas restritivas do Governo do Estado para 14 municípios do território do sisal incluindo Coité, e Euclides da Cunha no território de identidade semi-árido Nordeste II.
O governador Rui Costa reuniu a maioria dos prefeitos da região na última sexta-feira e um dos poucos ausentes foi o prefeito de Coite Marcelo Araújo (DEM). Na oportunidade foi definida pelo Governo do Estado e prefeituras as medidas restritivas permitido nesses municípios somente o funcionamento de atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, ou seja, apenas serviços essenciais até quarta-feira, 10.
O decreto da Prefeitura de Coité publicado no último dia 3 também terá validade até dia 10, porém não há nenhuma restrição em relação ao comércio até lá.
A decisão do governador em conjunto com os prefeitos foi quando avaliou os números da Covid-19 na região sisaleira que atualmente tem proporcionalmente mais casos de Covid-19 do que a Região Metropolitana de Salvador.