A SD Tour empresa de ônibus de turismo e escolar atendeu a convocação da Associação Baiana das Empresas do Transporte Escolar, de Turismo e Fretamento (ABTEFT) para realizar uma manifestação pacífica na manhã desta terça-feira (20).
A manifestação tinha como foco a busca de apoio ao setor, que reclama de grandes perdas durante a pandemia do novo coronavírus. O protesto aconteceu simultaneamente em Salvador, Coité e várias cidades baianas.
A SD Tour que tem a direção de Walter das Virgens, popularmente conhecido por Walter da Veraneio, ele disse que foi um dos poucos setores no País que não recebeu nenhum incentivo dos governos federal e estadual.” As duplicatas continuam chegando, parcelas de financiamento, IPVA, licença da AGERBA, vistoria, enfim, a gente está operando como se não tivesse pandemia quando é para honrar os compromissos, mas quando olhamos a parte de faturamento é praticamente zero”, contou Walter ao Calila Notícias.
Outra situação difícil que Walter disse que vem passando, assim como a grande maioria dos empresários de ônibus é com relação aos financiamentos junto aos bancos, pois, não há também uma atitude que venha amenizar a situação.
A SD Tour já demitiu mais de cem funcionários neste período de pandemia e está vendendo ônibus.
A SD Tour tem escritório e garagem às margens da BA 409, saída Coité – Serrinha e o que se vê em dois pátios são ônibus parados, alguns nem funcionam pelo tempo parado.
Veja vídeo da movimentação em Coité cujo percurso durou cerca de uma hora.