Vale a pena ver de novo. Olhe lá apenas ver, porque comer de novo o cansanção somente um cidadão morador do Alto do Ipê em Barrocas. Antes de assistir ao vídeo vamos apresentar esse vegetal que queima e coça a pele que irritada chega criar bolhas d’água.
Cansanção é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.
Ao contrário da urtiga, porém, seu efeito urticante e vesiculante (causador de bolhas) é maior e mais agudo, bastando para tanto o simples contacto com seus pelos, ao pé dos quais há uma cápsula com o líquido agressivo.
Comuns no Nordeste do Brasil, as diversas espécies de cansanção são evitadas e temidas. A urina, por seu alto teor de ureia, é um antídoto eficaz, se aplicado imediatamente após o contato.
Esse é o principal assunto do ponto do cafezinho desta semana, quadro da TV Calila apresentado por Valdemi de Assis as quintas-feiras.
Mas tem um rapaz que dá a dica de como fazer atividade física sem precisar sair da rede e do homem que garante ser atleta, mas muita gente vai divergir do que ela fala. Espia só!