Criado em 2004 no Brasil o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 expandiu em todo o País o atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência, porém a região sisaleira somente agora está podendo contar. Começou por Serrinha onde está instalada a Central que atende as demandas de 19 municípios, entre eles Conceição do Coité.
A base descentralizada do SAMU de Coité foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 05, em solenidade que contou com a presença do prefeito Marcelo Araújo (DEM), vice-prefeito Renato Souza, secretária de Saúde Jamile Sena, vereadores, equipe de coordenação do SAMU de Serrinha, ex-prefeito Vertinho e ex-deputado Emério Resedá, secretários municipais, além dos 16 profissionais que atuarão nos plantões 24h a partir desta sexta-feira.
A base do SAMU em Coité está instalada na Rua Euclides Amâncio da Cunha – Centro, no mesmo local onde funcionou o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).
O prefeito Marcelo Araújo disse ao Calila Notícias que durante a campanha um dos pilares do seu governo seria a melhoria da saúde do município e tem trabalhado fortemente para isto. Em relação a implantação do SAMU ele afirma que está sendo seu governo, segundo ele a unidade básica estava disponibilizada, mas sem nenhum tratamento e que o serviço praticamente não existia, tendo destravado ao assumir a gestão quando implantou e treinou as equipes.
Foi apresentada apenas uma ambulância de suporte básico, porém o prefeito informou que conseguiu de volta a outra ambulância de suporte avançado, UTI móvel que foi rejeitada pelo ex-gestor que alegava custo alto para manter.
“A gestão anterior entendeu que o custo de manutenção desta UTI seria muito elevado para o município e acabou dispensando. O que me chama atenção é que dos cinco municípios que foram contemplados com a UTI móvel, somente Coité rejeitou, e isto acabou atrapalhando a implantação do sistema como um todo, porque a ideia do Ministério da Saúde era oferecer uma ambulância de suporte avançado para cinco, dos 19 municípios com o proposito de atender toda região, ou seja, quando chegar a nossa unidade avançada acredito que nos próximos trinta dias, atenderemos também Retirolândia e São Domingos”, explicou o gestor.
A secretária Jamile Sena explicou que se o prefeito não reivindicasse a UTI móvel Coité ficaria dependendo de Santaluz, um dos cinco município que Marcelo falou ter sido contemplado com suporte avançado.
Cristiano Araújo responsável técnico da base do Samu de Coité disse que a partir das 07h desta sexta-feira, 06, a unidade de suporte básico vai estar disponível. “A população vai poder ligar de qualquer operadora para o número 192 e após falar com uma atendente a ligação será passada para o médico regulador, o mesmo aciona a ambulância que seguirá para o destino com equipe treinada e capacitada, composta por motorista, técnico em enfermagem e um enfermeiro disponível 24h para ocorrência”, detalhou Cristiano. Já a ambulância de suporte avançado contará com um médico na equipe de plantão.
Adriano Magalhães coordenador regional do Samu confirmou que Coité tinha apenas uma ambulância de suporte básico “e Marcelo demonstrou interesse de trazer a de suporte avançado, ele nos procurou, pleiteamos uma proposta junto ao Ministério da Saúde e o município conseguiu aprovação da unidade de suporte avançado, uma estrutura diferenciada, composta por uma equipe com médico e enfermeiros intervencionistas e com condutor socorrista”, explicou.
Brigada Voluntária Anjos da Vida presente no SAMU
A Brigada Voluntária Anjos da Vida foi fundada em Conceição do Coité em 2009 e o trabalho de socorro no município amenizou a falta do SAMU durante todo este tempo com o deslocamento dos socorristas para acidentes de toda natureza, atendimentos clínicos e até mesmo outros que o SAMU não faz.
O brilhante serviço prestado pelos Anjos da Vida rendeu reconhecimento da comunidade coiteense e até outros municípios criaram suas equipes de socorristas voluntários, muitos se perguntam. Com a chegada do SAMU os grupos voluntários continuarão? Em Coité além da Brigada Anjos da Vida pioneiro na região, presta serviços voluntários também o Águia Resgate sob a coordenação de Gildo Carneiro e Bombeiro Civil sob a responsabilidade de Valdemar Almeida, “Mazinho” ambos passaram pela Brigada Anjos da Vida, inclusive fazendo parte da Diretoria.
Uma coisa é certa, a experiência e o aprendizado de cinco voluntários na Brigada Voluntária Anjos da Vida se qualificaram e foram efetivados no SAMU, ao todo quatro técnicos em enfermagem e um enfermeiro. Mateus Reis (enfermeiro) Gildevan Silva, Alacione Oliveira, Maria Isabel e Dimona Silva (técnicos em enfermagem).
Os condutores também são muito experientes a exemplo de Adailton Nascimento, Carlos Alberto, José Atailson, Itelvar Silva e Diego Silva todos com experiência, dois deles com muitos anos de ambulância.