O Centro de Saúde da Família, situado na Praça Rui Barbosa ganhou o nome de Centro de Saúde Antonio Pereira Adorno, um cidadão pedeserrense muito especial conforme a sua história.
Adorno, mais conhecido como Antonio Fogueteiro, foi farmacêutico, delegado, parteiro e, sua mais conhecida profissão, a de fogueteiro. Era ele quem, há muitos anos atrás, confeccionava o Judas para ser queimado na praça da cidade, hoje uma tradição que atrai gente de toda a região para Pé de Serra.
O Centro de Saúde é uma referência na região, pois a administração de Pé de Serra não mediu esforços para investir em um ambiente de conforto e qualidade.
A estrutura do posto conta com salas de vacina, puericultura, endemias, consultório médico, enfermagem, odontológico, curativo, copa, recepção e sala de espera, além de banheiros, masculino e feminino. Na oportunidade, a prefeitura entregou também à população um veículo no valor de R$ 42.200.00 para o uso dos trabalhos no município.
Segundo o secretário de Saúde, Wlissis Jarbas da Silva, o atendimento será de segunda a sexta para todos da abrangência do Posto na sede, para as pessoas que residem fora da área do posto, terá atendimento de igual qualidade no UPS (Unidade Básica de Saúde) que também, contém os mesmos programas de saúde.
“A saúde em Pé de Serra está evoluindo de uma maneira satisfatória, pois Pé de Serra nunca teve uma saúde pública voltada para todos como agora”, defendeu.
Em discurso, o prefeito agradeceu a presença de todos e disse que outros dois PSFs estão em andamento, os de Ouricurí e Lagoa do Pé do Morro, além de outras obras, como a creche, a quadra poliesportiva de Aroeira, a Casa de Farinha de Santo Agostinho, e as casas populares que tem demorado sua aquisição, pois, para isso: “o município teve que parcelar a dívida deixada pelas gestões passadas, caso contrário, as obras não seriam liberadas. Foi mais de R$ 5 milhões de débito deixado, só de desvio de verbas somou 4 milhões, garantiu o gestor.
A secretária de finanças, Joana Angélica, lembrou ainda, a importância do PSF para as famílias do município, enfatizando a escolha do nome do Posto, para ela, uma decisão grandiosa, por homenagear um cidadão tão merecido.
Depois da inauguração do Posto, a festa em Pé de Serra seguiu com a Final do Show de Talentos na praça principal, onde 12 finalistas se apresentaram.
“Estamos feliz com o Festival de talentos, além do estilo musical comum temos a participação de muitos jovens evangélicos cantando música gospel” lembrou o diretor de Cultura, Antonio Fernandes, o popular Izuze.
O encerramento da festa ficou por conta da dupla Hélio e Junior, também na principal Praça da cidade.
Ascom- Pé de Serra – Fotos Eliete Cordeiro