O território do sisal da Bahia está entre os últimos a inaugurar a Base descentralizada do SAMU 192, a inauguração aconteceu no início do mês de agosto deste ano, porém desde 2009 a população conta com o trabalho de socorristas voluntários a partir da criação da Brigada Voluntaria Anjos da Vida (BVAV) depois surgiram outros dois grupos: Bombeiro Civil coordenado por Valdemar Almeida (Mazinho) e Águia Resgate por Gildo Carneiro, ambos prestaram serviços na BVAV inclusive fazendo parte da Diretoria.
Nesses 12 anos as três equipes vêm cumprindo importante papel de socorro não apenas as vítimas de acidente, afogamento, ou casos clínicos atendimentos principais do Samu, os socorristas voluntários vão além, já que a cidade também não dispõe de Corpo de Bombeiro, as equipes são chamadas para debelar incêndio, resgatar animais peçonhentos, retirar abelhas, apoio a eventos, entre outros.
Os grupos de socorristas em Coité serviram de modelo e inspiração para criação de outros na região e no Estado, a exemplo da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses de Riachão do Jacuípe que tem o respeito e a confiança da população local e de algumas cidades vizinhas que abraçam a causa e contribuem financeiramente para aquisição de veículos, peças e a maior conquista de construir a sede própria.
O SAMU sem sombras de dúvidas tem o atendimento de excelência por ser mantido com recursos públicos, ambulâncias com UTI e semi UTI, além de equipes de profissionais capacitados incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Os socorristas voluntários também realizam cursos e preparação para atuarem no socorro, basta dizer que da turma do SAMU cinco profissionais são oriundos da Brigada Anjos da Vida. O Águia Resgate e Bombeiro Civil também contam com pessoas capacitadas para atender caso sejam convocados pelo SAMU.
A solicitação do SAMU pode acontecer pelo celular de qualquer operadora discando 192. Os grupos de socorristas atendem pelo celular por ligação ou WhtasApp. O Águia Resgate lidera os chamados.