Os 16 clubes participantes da fase de grupos da Copa do Nordeste 2022 estão definidos. Após os últimos confrontos da fase preliminar, em que o Vitória foi eliminado pelo Botafogo-PB e o CRB superou o Moto Club, na noite de quinta-feira, a competição terá um mapa diferente na próxima edição.
As potências da vez são os estados do Ceará e da Paraíba, com três representantes cada. Chama a atenção o crescimento do futebol paraibano, à frente de forças como Bahia e Pernambuco, que terão dois times cada.
Isso acontece graças ao sucesso não só do Botafogo-PB, como também do Sousa (eliminou o ABC) na fase preliminar, disputada por 20 clubes que preencheram as últimas quatro vagas. O terceiro paraibano é o Campinense, atual campeão estadual. Pelo estado do Ceará, a dupla Ceará e Fortaleza terá a companhia do estreante Floresta, que avançou na fase seletiva.
O futebol baiano será representado pelo Bahia, atual campeão nordestino e classificado pelo ranking, e pelo Atlético de Alagoinhas, que venceu o estadual. Além do Vitória, o Bahia de Feira, o Jacuipense e a Juazeirense também fracassaram ainda na pré-Copa do Nordeste.
Os 16 times serão divididos em dois grupos de oito após sorteio. Os clubes do grupo A enfrentarão os do grupo B, totalizando oito rodadas na fase de grupos, de onde saem os quatro primeiros de cada chave para as quartas de final, no formato mata-mata.
Há também uma divisão em quatro potes que é usada para determinar a cota de participação de cada integrante. Essa classificação segue o ranking da CBF, de modo que os times do pote 1 recebem maior premiação, que segue em ordem decrescente até o pote 4. O valor destinado aos clubes de cada pote ainda não foi divulgado. Veja abaixo quais são os 16 participantes da próxima Copa do Nordeste e como ficarão os potes.
Os 16 clubes do Nordestão 2022:
Bahia: Atlético de Alagoinhas e Bahia
Sergipe: Sergipe
Alagoas: CSA e CRB
Pernambuco: Náutico e Sport
Paraíba: Campinense, Botafogo-PB e Sousa
Rio Grande do Norte: Globo
Ceará: Fortaleza, Ceará e Floresta
Piauí: Altos
Maranhão: Sampaio Corrêa
Os potes:
Pote 1: Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport
Pote 2: CRB, CSA, Náutico e Sampaio Corrêa
Pote 3: Altos, Botafogo-PB, Campinense e Globo
Pote 4: Atlético de Alagoinhas, Floresta, Sergipe e Sousa
Fonte: Correio