Bahia

Diocese de Serrinha promove à criação da Paróquia São Domingos Gusmão

Ato religioso contou com a presença do bispo diocesano Dom Hélio, padres, diáconos e seminaristas

A celebração de uma missa na manhã deste sábado, 18, na igreja matriz da cidade de São Domingos no território do sisal marcou a criação da Paróquia de São Domingos Gusmão padroeiro do municipio, de acordo com o decreto 009.

A Missa Solene foi presidida por Dom Hélio Pereira Santos, bispo da diocese de Serrinha, com a participação de dezenas de padres, diáconos, seminaristas, demais religiosos e lideranças políticas. Está foi a primeira paróquia criada por Dom Hélio desde que assumiu a Diocese no início deste ano ao substituir dom Ottorino Assolari.

Até antes da criação da nova paróquia, São Domingos era vinculado a Paróquia Sagrada Família de Valente. São Domingos Gusmão começa com 15 comunidades eclesiais de base e na oportunidade o bispo assinou um protocolo de nomeação do padre Jota de Oliveira Silva como primeiro administrador.

Padre Jota primeiro administrador da Paróquia

Vale lembrar que assim como São Domingos, Retirolândia também pertencia a Paróquia da Sagrada Família quando num passado recente Dom Ottorino instituiu a Paróquia de Santo Antônio.

São Domingos Gusmão   

Divulgaçao

Nasceu em Caleruega – Espanha em 24 de junho de 1170 e morreu aos 51 anos em Bolonha – Itália.

Sua canonização aconteceu em 6 de julho de 1234 pelo Papa Gregório IX e a Festa em Louvor ao santo é 4 de agosto.

Domingos Gusmão é padroeiro dos astronautas, Estado do Tocantins, República Dominicana, além de alguns municípios baianos com destaque Irecê.