O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) usou as redes sociais nesta quarta-feira de cinzas, 02/03, para trazer uma novidade na área de saúde para Coité e região, a realização de cirurgias de laqueadura e vasectomia no Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité.
Os novos procedimentos atenderão tanto às mulheres quanto os homens que não desejam ter mais filhos.
Segundo o parlamentar, há dias vem tentando viabilizar as cirurgias no HP e o governador Rui Costa já tinha autorizado o recurso, “e hoje recebemos a notícia que já é uma realidade, ou seja, se já fazíamos cirurgias ortopédicas e demais cirurgias gerais, de hoje por diante todo povo de Conceição do Coité e de toda região vai poder fazer a cirurgia de laqueadura e vasectomia no Hospital Português em Coité”, afirmou o deputado. Veja
Saiba mais sobre as cirurgias
Laqueadura das trompas – A mulher que não pretende ter filhos pode contar com diversos métodos de contracepção, como anticoncepcionais orais e injetáveis, dispositivos intrauterinos (DIU) e preservativos. Além disso, para esterilização definitiva, existe a ligadura das trompas. Contudo, a intervenção cirúrgica é indicada somente em casos bem específicos. A ligadura das trompas é uma operação realizada como forma de esterilização feminina definitiva. A cirurgia leva vários nomes — ligadura tubária, laqueadura ou ainda Contracepção Voluntária Cirúrgica Definitiva (CCVD). O objetivo do procedimento é obstruir as tubas uterinas e impedir que os óvulos e os espermatozoides se unam.
Vasectomia – É a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista no consultório médico, sob anestesia local, que dura cerca de 20 minutos. Na vasectomia, o médico corta os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado, evitando a gravidez.