A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conceição do Coité que foi construída há mais de 4 anos não foi inaugurada com atendimento devido e levantou muito questionamento, até que chegou a pandemia e foi aberta como centro da covid-19, sob a responsabilidade da Prefeitura tendo sido sustentada com repasses dos governos federal e estadual e nos primeiros meses deste ano a Prefeitura foi comunicada que não haveria mais o repasse, e o prefeito Marcelo Araújo anunciou o fechamento.
Nesta quarta-feira, 23, no mesmo imóvel o prefeito inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os moradores do Conjunto Habitacional Genebaldo Queiroz e bairro Cidade Jardim que buscavam atendimento nas unidades da Rodoviária, bairros do Cruzeiro e Barreiros.
Segundo a Secretaria de Saúde a nova UBS que inicialmente será gerida com recursos próprios vai atender os moradores dos dois bairros, numa linha da atenção básica, ofertando atendimento médico e de enfermagem, preventivo, pré-natal, hiperdia, vacinas, assistência farmacêutica, raio-x, além de consultas de pediatria, nutricionista e psicologia.
Uma iniciativa importante e necessária, porém ‘sepulta’ o projeto principal da Unidade de Pronto Atendimento, UPA 24h, é uma espécie de posto de saúde existente em diversas cidades do Brasil. São responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar. As unidades também possuem o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados diretamente para as unidades hospitalares, além de ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Informações dão conta que no mesmo imóvel da antiga UPA, a Prefeitura de Coité vai implantar a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192, que hoje funciona num imóvel alugado.