O Bahia conheceu na noite de sexta-feira, 29, a primeira derrota no Campeonato Brasileiro da Série B jogando no Estádio Novelli Junior em Itu, interior paulista, o tricolor perdeu por 1 a 0, que quebra também uma sequencia de 8 jogos invicto contanto com 2 jogos do Baianão, 1 pela Copa do Nordeste e um pela Copa do Brasil.
O jogo
Primeiro tempo – Os dois times buscaram o gol e criaram suas primeiras oportunidades, com os donos da casa mais perigosos, inclusive em chute de Aylon que beijou a trave. Aos 23 minutos, um lance infeliz da defesa do Bahia gerou o gol do Ituano. Ignácio errou o recuou para Danilo Fernandes e cedeu o escanteio de graça. Na cobrança, Kaio colocou na cabeça de Bernardo, que testou no ângulo oposto do goleiro e abriu o placar.
O Galo quase ampliou logo na sequência, com Lucas Siqueira, mas o chute saiu no meio do gol e facilitou a defesa de Danilo Fernandes. Aos 38 minutos, o árbitro Dewson Freitas protagonizou uma cena curiosa. Em disputa pelo alto de Rafael Elias e Ignácio, Freitas apresentou o cartão vermelho direto para o atacante do Galo.
Após muita reclamação e a recomendação do VAR, ele revisou o lance no monitor, verificou que o choque havia sido de cabeça entre ambos os atletas e anulou a expulsão, mostrando o cartão amarelo a Rafael Elias.
Segundo tempo – A segunda etapa foi menos “emocionante”. O Ituano entregou a bola nos pés do Bahia e se fechou. Com isso, a equipe praticamente nada criou. Já o Esquadrão levou perigo, principalmente em cobranças de falta de Rildo bem defendidas por Pegorari.
As melhores chances, porém, foram com bola rolando. Aos 31 minutos, Davó recebeu, limpou a marcação e bateu forte para mais uma boa defesa do goleiro do Ituano. Já aos 39, Luiz Otávio recebeu cruzamento livre no meio da área e conseguiu fazer o mais difícil ao cabecear para fora, mesmo de frente para o gol.
Com a vitória, o Ituano vai a oito pontos e dorme no G-4 da Série B, ficando na terceira colocação. A equipe iniciou a rodada na décima posição.
Já o Bahia segue líder, com dez pontos, mas além de perder a invencibilidade, ainda pode ser ultrapassado no complemento da rodada.
Próximos jogos
Pela sexta rodada da Série B, o Bahia recebe o Londrina na terça-feira, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O próximo compromisso do Ituano é somente no próximo sábado (7), às 19h, diante do Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte