O Município de São Domingos no território do sisal realizou na tarde de domingo, 1º, a 38ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros, evento que não aconteceu nos últimos dois anos por conta da pandemia do novo Coronavírus e segundo o prefeito Ilário Carneiro nos últimos anos que o evento foi realizado não contou com apoio maciço da Prefeitura, segundo ele, era organizado por um grupo de pessoas apaixonadas pela festa, para o gestor era questão de honra resgatar com dignidade uma tradição que teve seu pai [saudoso] Florisvaldo Carneiro ex-deputado estadual como criador.
O desfile aconteceu no meio da tarde, primeiro os grupos de montaria compostos por cavaleiros e amazonas, bem como outros (as) que não fazem parte de grupos se deslocaram até o Rancho de Fefo que fica a cerca de 1,5 km de distância do centro da cidade onde houve a concentração e ponto de partida. O evento foi abrilhantado com a locução de Mário Morais no Trio Luizinho, contando também com aboiadores.
Como é praxe nos desfiles, atrás do carro de som e à frente dos demais vaqueiros estava à rainha, princesa, madrinha e outras ‘autoridades’ da festa de peão, assim como o prefeito Ilário Carneiro. Veja em vídeo o momento que o desfile passa sobre a barragem do açude
Após a passagem sobre a barragem do açude o desfile seguiu no sentido centro da cidade onde uma grande multidão aguardava na Praça Izaque Pinheiro.
O desfile teve encerramento na Praça da Matriz onde aconteceu uma missa campal voltada para os vaqueiros.
Após a celebração o prefeito Ilário Carneiro foi convidado para passar a faixa e a coroa a rainha da 38ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros de São Domingos, Laiza Teixeira que disse ao Calila Notícias participar sempre deste evento e nunca esperou por este momento, porém viu a possibilidade quando em 2019 foi convidada a participar como princesa e agora se tornou rainha.
Ela ressaltou quem em 2019 houve o desfile, mas não teve a missa de vaqueiro e que este ano a festa foi completa. Laiza é a rainha da festa até o próximo ano quando ela passa a faixa para outra jovem.
Em seguida a comissão organizadora realizou o julgamento do vaqueiro mais bem vestido, mais velho, mais novo, entre outras concorrências.
Vale lembrar que o projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de São Domingos, e viabilizado por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal.
Em entrevista ao CN o prefeito Ilário falou do resgate da festa e o fortalecimento da economia do município neste período – Ouça
O prefeito comentou também sobre a festa ter acontecido justamente no Dia do Trabalho que ele coloca o vaqueiro como maior simbolo – Ouça
Em instantes estaremos disponibilizando outras fotos do evento da festa do palco com destaque para Banda Magníficos – Veja a galeria da primeira parte da festa de domingo.