O PCdoB realizou no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na manhã de domingo (25) a Conferência Municipal do partido no município de Retirolândia.
O evento teve início ás 10h, contando com a presença, além dos simpatizantes, filiados e representantes do PT, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Bahia (FETAG), Cláudio Bastos, dos prefeitos Claudinei Xavier (PCdoB), de Capela do Alto Alegre e Maria Edneide Pinho, “Nenca” (DEM), de Araci e do deputado federal Daniel Almeida, presidente da legenda no estado. Na pauta, discussão sobre a evolução política, filiação partidária, projeto político para 2012 e a eleição da nova direção municipal.
Para o secretário geral do partido no município, Onildo Araújo, a conferência é a escolha do novo diretório, foi um momento de retomada da organização visando às eleições do próximo ano, quando será apresentado, mais uma vez, o nome do presidente Noé Silvestre Carneiro, para disputar a Prefeitura.
O deputado federal Daniel Almeida, disse que, a exemplo do que aconteceu em Retirolândia, o PCdoB esta realizado nos municípios baianos onde o partido estar organizado, as conferências municipais, que foram iniciadas em julho e o prazo para a realização se encerram em 14 de outubro. “A meta de participação na plenária final da Conferência Estadual, que aconteça nos dias 05 e 06 de novembro, é de 600 militantes e os critérios para a eleição de delegados e delegadas apontam um delegado ou delegada para cada 20 militantes mobilizados no município. O PCdoB da Bahia pretende envolver nos debates mais do que os 8 mil filiados e filiadas, mobilizados nas conferências municipais”, falou Almeida. Ele disse também que as conferencias é o momento de fazer um balanço e de definir um projeto político para o partido nos municípios.
Sobre Retirolândia, o parlamentar afirmou que o município vem trabalhando de forma correta no processo de mudança, conforme aconteceram no Brasil e na Bahia. “Noé, prefeito deste município, é importante no projeto regional do PCdoB”, externou o comunista.
O presidente da FETAG, Cláudio Bastos, destacou a atuação do deputado Daniel Almeida no Congresso Nacional, lembrando que o comunista baiano é considerado um dos 100 parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, principalmente pela capacidade de articulação e projeção no cenário nacional, em assuntos relacionados ao mundo do trabalho.
Ao falar sobre Noé Silvestre, Cláudio lembrou a persistência do líder sindical para conseguir recursos que transformem em benefícios para a comunidade, contribuindo para concretização do programa da presidenta Dilma Rousseff, que foi recentemente lançado, Brasil sem miséria.
Preocupação com a seca e o preço mínimo do sisal – Depois de agradecer a presença das pessoas e das autoridades presentes, Noé Silvestre destacou a importância da Conferência e, repetiu que seu desejo em ser prefeito era para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, acompanhando a linha das gestões, iniciada por Lula, agora com Dilma Rousseff, no governo federal e Jaques Wagner, na Bahia.
O líder comunista e sindicalista, Noé Silvestre, relatou em seu pronunciamento, o encontro que manteve com o governador Jaques Wagner, na manhã de sábado (24), na cidade de Lamarão, onde conversaram sobre a situação da estiagem no município, onde não há mais reservatórios de águas para os animais e nas comunidades que ainda não foram beneficiadas com sistemas de abastecimento d’água, há um grande clamor, pois, também estar faltando água para o consumo humano. Segundo Noé, Wagner ouviu com atenção, garantiu encontra soluções urgentes e falou que esta era a pior seca enfrentada em sua do governo e estava recorrendo ao fundo de pobreza para adquirir recursos.
No mesmo dia, Noé conversou com o senador Walter Pinheiro (PT) sobre o preço mínimo do sisal, que, no mês de agosto, ganharam um incentivo para escoar a produção com a garantia de um preço mínimo de R$1,04 para o quilo de sisal bruto, publicada através de uma portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União (DOU), que garante subvenção econômica, através do Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) para a safra 2011/2012, mas que ele entende que necessita melhorar, principalmente por causa do momento de dificuldade que vive a região, em especial, Retirolândia, cujo sisal é a principal renda dos agricultores.
Para o prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier, o partido vive um momento importante com afiliação de novos prefeitos e o surgimento das novas candidaturas com chances reais de vitória, a exemplo do nome de Noé. “Elegendo o camarada Noé, o município vai experimentar uma administração popular”, garantiu Nei.
A força da organização dos comunistas e o crescimento da legenda no território do sisal foram lembrados pela prefeita Maria Edneide, “Nenca”, durante seu pronunciamento. Ela, que estar deixando do DEM, disse que gostaria de fazer parte dos comunistas, porém, vem caminhando com os progressistas e deverá integra ao PP. “O certo é que caminharemos juntos em Araci na eleição de 2012”, falou. Um dos secretários do seu governo, Antonio Maciel, é integrante do PCdoB.