O Município de Conceição do Coité nunca promoveu grandes festas de forró, desde o principio optou por realizar a festa de Micareta, e neste seguimento sempre se destacou entre as maiores do estado da Bahia, assim como Feira de Santana, Alagoinhas, Jacobina, porém a partir da gestão do então prefeito Francisco de Assis (PT), a micareta, que já tinha perdido forças antes mesmo de ele assumir o município em 2013 praticamente deixou de ser realizada e foi implementado o Roteiro do Forró, festa essa que visava envolver artistas da cidade e a população rural.
O primeiro ano foi sucesso absoluto, não precisou os moradores de procurar a festa, pelo contrário, a festa que ia até os povoados, este projeto foi idealizado por Valdemi de Assis, então secretário de Comunicação e Relações Institucionais, todas as comunidades receberam apoio da prefeitura, mesmo que fosse um tecladista tocando em um prédio escolar.
Era uma festa caseira, mais agradou no inicio e enquanto perdurou, porém foi diminuindo a quantidade de povoados e terminou sendo realizado apenas nos distritos.
Agora, na gestão do prefeito Marcelo Araújo (União Brasil) foi lançado o Circuito Gonzagão, praticamente tem o mesmo formato do Roteiro do Forró, o que tem diferente é o lançamento da festa na sede do município marcado para os dias 10 e 11, próxima sexta e sábado, cuja grande de atrações também está fechada e segundo o prefeito o objetivo não fazer grandes investimentos na festa e para isto fará uma comemoração modesta, não tendo como foco competir com nenhum outro município e que estaria contratando artistas da cidade e consequentemente haverá geração de emprego e renda.
O Circuito Gonzação será lançado no Parque de Exposições Agnaldo Ramos Gomes onde acontecerá também apresentações de Quadrilhas, a Vila do São João, comidas e bebidas típicas. As atrações musicais para os dias 10 e 11, são: Os Meninos do Seu Zé, Brega & Vinho, Pau na Mulera, Bruma Leve, Caciques do Nordeste, Rodrigo Rodriguez, Flávio Araújo e Fofinho Silva.
Quando encerrar a festa do Parque de Exposições até o fim do mês os coiteenses e visitantes terão como opção o São João de Aroeira, nos dias 17, 18 e 19, com o tradicional Forró Jegue que traz o animal caracterizado de enfermeiro com uma seringa para vacinar contra à covid-19; em Salgadália, Almas e São João nos dias 23, 24 e 25, enquanto Juazeirinho acontece de 23 a 26 e Bandiaçu festeja entre 22 e 25.
Outra cidade no território do sisal que realizará os festejos juninos semelhantes a Coité é Monte Santo, o Arraiá do Monte será lançado neste domingo, 05, e depois a festança acontece só na zona rural – Confira
São João de Monte Santo começa no próximo domingo, 5, e vai até dia 29; veja toda programação
Festejos juninos em praça pública no território do sisal começa por Santo Antônio, em São Domingos