Em pronunciamento na Tribuna da Assembleia o deputado Joseildo Ramos (PT) defendeu a volta do trem de passageiros também como fator de desenvolvimento, fazendo menção ao Seminário Desenvolvimento e Ferrovias no Nordeste realizado na última sexta-feira, no Otton Palace.
“Precisamos aprofundar esta discussão nesta casa, pois a volta deste modal representa melhorias não apenas nas condições da infraestrutura de transportes, mas principalmente maior sobrevida das rodovias e menor agressão ao meio ambiente”, completou.
O deputado afirmou que no atual modelo de concessão os interesses das concessionárias se sobrepõem ao interesse maior da população. É clara a subutilização deste modal principalmente pela desativação de ramais como o que liga Alagoinhas a Aracaju. “O resultado é o que vemos: ferrovias tecnologicamente atrasadas, patrimônios sucateados, quando não depredados e a desativação de linhas conforme interesses do mercado, em relação ao transporte de carga ante a falta de perspectivas ”, afirmou Joseildo.
—