Nesta segunda-feira (1º), a UNEB concluiu a aplicação das provas do Vestibular 2022.2, na capital e interior do estado. No segundo dia, participaram 10.093 candidatos. O índice de abstenção total deste ano foi de 17,3%.
Hoje foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram quatro horas para concluir os exames e só puderam deixar os locais após duas horas do início. Os gabaritos das provas já estão disponíveis para consulta no site do processo seletivo.
No Colégio Estadual Octávio Mangabeira, no bairro do Saboeiro, em Salvador, ao concluírem o segundo dia de provas, os vestibulandos estavam divididos sobre o grau dificuldade dos exames. “A prova foi bem fácil. Estou estudando desde quando saiu o edital de inscrição do vestibular. Sinto confiança e espero ser aprovado, pois a UNEB é referência em qualidade de educação e de reconhecimento profissional”, ressaltou Mateus Macedo, que almeja uma vaga no curso de Medicina.
Morador de Feira de Santana, e concorrente de Mateus, o jovem Rafael Nunes considerou que os exames do segundo dia foram os mais complicados. “Achei a prova de hoje mais difícil, pois os assuntos de ciências da natureza não são bem minha área. Mas, no geral, acredito que fui bem”, avaliou.
Alguns candidatos demonstraram preocupação com os exames que foram aplicados hoje. Acompanhando, desde ontem, o ingresso e a saída dos candidatos na porta do Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, na capital, o baleiro Ednei Machado relatou que alguns participantes estavam mais ansiosos para a segunda parte do processo seletivo.
“Hoje teve uma galera comprando mais doces e água, relatando tensão para as provas de matemática, física e química. Tento aconselhá-los a manter a calma, indicando resolver as questões mais fáceis primeiro e deixar as mais difíceis por último”, confidenciou o trabalhador.
Tranquilidade na aplicação das provas
O clima foi de tranquilidade e segurança nos dois dias de aplicação das provas do Vestibular UNEB 2022.2. Segundo coordenadores dos locais de exames, o processo seletivo transcorreu dentro da normalidade.
“Foi bem tranquilo a aplicação das provas. Ocorreu tudo dentro da normalidade, sem nenhuma intercorrência. Só percebemos certa tensão no comportamento dos participantes, o que é normal diante de um processo seletivo como o vestibular. Nada em que não seja possível tranquilizá-los”, destacou o coordenador de aplicação das provas do Colégio Estadual Severino Vieira, Rodrigo Ferreira.
O mesmo garantiu a coordenadora Ana Clara de Jesus, do Colégio Estadual Octávio Mangabeira: “Não tivemos nenhum acontecimento extraordinário de eliminação ou atraso de candidato. A maioria chegou ao local de forma tranquila. Por ser maioria jovem, notamos certa ansiedade em alguns participantes que enfrentam pela primeira vez um processo seletivo de vestibular”.
Nesta edição do vestibular, a UNEB oferece 3.401 vagas para cursos de graduação na modalidade presencial (2.291) e na modalidade a distância (EaD), oferecidos pela instituição (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UNEB (460).
As graduações mais concorridas em Salvador foram Medicina (459 candidatos/vaga), Direito (27 candidatos/vaga) e Psicologia (20 candidatos/vaga). Já no interior, houve a maior procura para o curso de Direito, em Juazeiro (9 candidatos/vaga), em Itaberaba (8 candidatos/vaga), e em Brumado (4 candidatos/vaga). O resultado final do Vestibular UNEB 2022.2 deverá ser divulgado a partir do dia 29 de agosto.
Por: Danilo Cordeiro/ Assessoria de Comunicação/UNEB