O PCdoB de Capela do Alto Alegre realizou na manhã e entrou pela tarde de domingo (03), a 5ª Conferência Municipal com objetivo de debater com a militância as idéias dos comunistas, o projeto do partido para as eleições de 2012, além de eleger a nova direção municipal e os delegados para a Conferência Estadual, que acontece em novembro. O partido foi fundado no município pelo ex-vereador Iremar Moreira em 2003 e conta atualmente com 96 filiados, sendo que a cada dois anos realiza a conferência municipal.
Iremar contou ao CN que na época da fundação, ele era vereador pelo PTB e, ainda no mandato, filiou-se ao PCdoB, assumindo a presidência, cargo que exerce até hoje. “No final de 2006 eu convidei Dr. Nei (Como é conhecido o prefeito) para ele ingressar no partido e ser o candidato a prefeito em 2008 com objetivo de colocar em prática um projeto que melhorasse a vida das pessoas”, lembrou Moreira. “O primeiro projeto do partido foi à eleição do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, considerado por todos nós como desafio e conseguimos ganhar em maio de 2008, elegendo Erivan Santos Silva, presidente, e após cinco meses, em outubro, ganhamos a Prefeitura”, disse o comunista.
O PCdoB é considerado o maior partido no município e, segundo Iremar Moreira, em cinco anos conseguiu avanços no seu quadro, formado hoje pela maioria dos secretários municipais, dos presidentes e ex-presidentes das associações comunitárias, além da maioria absoluta das pessoas que fazem parte dos movimentos sociais. “Ao observar que o projeto vem dando certo, eu defendo a reeleição de Dr. Nei”, concluiu Moreira.
O evento aconteceu no auditório do STTR e estiveram presentes representantes do PT, PSL, PSB, PSDB, PDT, PHS, PSC e PRB, que sinalizaram formar a coligação com PCdoB para disputa eleitoral do próximo ano.
“Estou aqui por convicção do projeto que estamos construindo, vejo que o município de Capela do Alto Alegre mudou depois do governo de Nei e reconheço que 04 anos é pouco para efetuar as mudanças necessárias”, falou o deputado federal e presidente da legenda na Bahia, Daniel Almeida.
O parlamentar destacou a importância dos partidos que sinalizaram a possibilidade de formar, no momento certo, a coligação. Ele disse também que ouviu do governador Jaques Wagner a confirmação que seu palanque em Capela do Alto Alegre era o da reeleição do prefeito Claudinei Novato, “Dr. Nei”. “Nei representa o projeto de Dilma e Wagner aqui na Capela”, afirmou Daniel.
Para a deputada estadual Neusa Cadore, o PCdoB vem contribuindo com o projeto de desenvolvimento econômico do município, em especial com “o nosso ouro”. “Considero este projeto, nosso ouro, um projeto inovador, pois a comunidade é agrícola e vem ajudando na melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, falou a parlamentar.
Claudinei Novato é o 7º prefeito de Capela do Alto Alegre e ao usar da palavra encerrando a conferências, destacou que pela primeira vez na história a agricultura, principal economia do município, é tratada com política pública.
Ao falar sobre a mudança da cultura política do município, Dr. Nei, externou sua satisfação em ser um dos 18 prefeitos eleitos pelo PCdoB em 2008. “Espelhado na linha do trabalho que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, vem administrando e governando para todos”, concluiu. Ao termino da conferência, os membros eleitos para o diretório do partido, os suplentes e os delegados para convenção estadual, pousaram para a foto oficial, ao lado do deputado Daniel Almeida e do presidente da FETAG, Cláudio Bastos.
Primeiro prefeito em muitas coisas – O vice-prefeito Celso Romeu (PT), lembrou que Dr. Nei é o primeiro prefeito, em toda história de Capela do Alto Alegre, a trabalhar unido com o vice-prefeito durante todo mandato. É também o primeiro prefeito a administrar com o apoio da minoria na Câmara e a manter um relacionamento de parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. “Com tudo isto, esta sendo o melhor prefeito dos últimos 20 anos e tem trabalhado com base no socialismo”, afirmou Celso.
Vereadores confirmaram apoio – Os vereadores José Jaeckson dos Santos Coelho (PT), Valdoberto Martins dos Santos (PSB), José Silva dos Santos (PSC) e Carlito Feliciano de Cerqueira (PDT), participaram da Conferência e confirmaram apoio ao projeto da reeleição do prefeito Claudinei Novato, proposto pela militância.
Para o vereador Quero, como é conhecido José Jaeckson, houve avanços nas políticas públicas do município se comparado o período antes e após a gestão de Dr. Nei.
Valdoberto Martins, “Beto”, falou das ações realizadas pela Prefeitura e aproveitou para pedir a interferência do deputado Daniel Almeida junto aos governos federal e do estado para viabilizar recursos para combater a estiagem, pois a Prefeitura com recursos próprios não tem como fazer o necessário para amenizar o sofrimento do povo e dos animais. Beto também pediu mais esforços nas liberações dos projetos de energia elétrica “luz para todos”.
Zé Silva explicou que deixou o PCdoB, partido que se elegeu em 2008 por causa das suas convicções religiosa, filiando ao Partido Social Cristão (PSC), onde estão militando pessoas da igreja que freqüenta e professam a mesma fé.
Carlito Feliciano, disse que fazia parte do grupo de Nei, graças aos três vereadores da situação e que estava preparando uma grande festa para realizar após a vitória de Nei em outubro do próximo ano, já que não teve esta satisfação em 2008, pois foi eleito pela oposição.
Avanço democrático – Para Cláudio Bastos, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, (FETAG), Capela do Alto Alegre é um exemplo do avanço democrático e popular que vem acontecendo no Brasil. “Com a reeleição de Nei, consolida a vitória do povo de Capela”, afirmou o sindicalista.
Além de Bastos, prestigiaram o evento representantes do PCdoB de Santaluz, Várzea do Poço, Conceição do Coité e Retirolândia.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas