Anunciado pelo Bahia na última terça-feira, 06, Renato Paiva já está em Salvador para comandar o Tricolor. O técnico português desembarcou no aeroporto da capital baiana, no final da tarde desta quarta-feira, e foi recepcionado por funcionários do clube e alguns torcedores. O treinador não conversou com a imprensa.
O novo comandante do Bahia tem 52 anos e trajetória ainda curta no futebol profissional. Seu primeiro trabalho foi no Benfica, clube onde teve cerca de 15 anos de serviços prestados, a maioria na divisão de base. Pelo time B dos Encarnados, Renato Paiva obteve 21 vitórias, doze empates e 26 derrotas em 59 partidas, nas temporadas 2018/19, 2019/20 e 2020/21.
Após o clube português, o treinador mudou de continente para treinar o Independiente del Valle, do Equador, entre 2021 e 2022. No time sul-americano, ele foi o técnico por 62 jogos e conquistou 31 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, além de ter sido campeão nacional da primeira divisão. Este ano, o treinador defendeu o León, do México, com doze jogos e três vitórias, entre julho e outubro.
Na próxima temporada, Renato Paiva vai comandar o Bahia em quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Brasileirão. A reapresentação do elenco está marcada para a próxima segunda-feira. O Tricolor estreia em 2023 contra o Juazeirense, no dia 11 de janeiro, às 19h15 (de Brasília), pela primeira rodada do torneio estadual, dentro de casa.
Globo Esporte