Aconteceu ontem (27) na cidade de Valente a eleição dos membros do Conselho de Administração do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL para o biênio 2023/2024. Na ocasião, concorrendo em chapa única foram eleitos: Vonte do Merim (PSD) prefeito de Retirolândia para presidência; 1º vice-presidente, prefeito de Quijingue Nininho Góis (PL); Vilma Gomes (DEM) prefeita de Cansanção 2ª vice-presidente e Pro-Ninha (PT) prefeita de Lamarão – primeira secretária.
O prefeito Vonte vinha ocupando a vice-presidência do Consisal na gestão de André Andrade (PT) prefeito de Queimadas, desta vez estará à frente com o objetivo de contribuir para o Território do Sisal avançar ainda mais. 13 dos 19 lideres municipais que compõem o Consorcio participaram do evento, elegendo a chapa por unanimidade.
Em sua fala Vonte agradeceu ao atual presidente André pela parceria neste mandato, bem como aos prefeitos que votaram em sua chapa, Ele se comprometeu a lutar para conseguir benefícios para os municípios consorciados, da mesma maneira que luta pelo desenvolvimento de Retirolândia.
O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL foi fundado em 10 de agosto de 2010, com base na Lei Federal 11.107, após um longo processo de articulação para o desenvolvimento de política territorial que abrangem uma área de mais de 21 mil Km² e possui uma população de aproximadamente 582 mil habitantes.
Atualmente o CONSISAL é composto pelos dezenove municípios do território do sisal: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.