O dia 28 de dezembro de 2022 em Conceição do Coité, de modo especial no meio político do município, vai ficar marcado pela inauguração do prédio anexo da Câmara Municipal que recebeu o nome do ex-vereador Epifânio Simões, onde funcionará os gabinetes de todos os 15 parlamentares que compõem o Poder Legislativo municipal. No mesmo local na parte do térreo, está exposta a galeria de várias legislaturas com fotografias de todos edis que passaram e/ou permanecem na Casa.
No mesmo prédio, ou seja, no primeiro andar foi inaugurado um amplo auditório que recebeu o nome Vereador Cassimiro Ramos, indicado pelo vereador Marquinhos de Renato que cumpre seu primeiro mandato. Epifânio Simões foi vereador e presidente da Câmara no início da década de 1970 e Cassimiro Ramos entre os anos 1993 a 1996. Raul Simões representou seu pai Epifânio, enquanto Anderson Ramos representou Cassimiro.
O presidente Betão fez questão de convidar o prefeito Marcelo Araújo que não se fez presente e justificou, mandou representante, todos ex-presidentes da Câmara por entender que na passagem pelo poder legislativo deram sua contribuição, porém apenas Adauto Mota o responsável por criar a sede própria se fez presente, e José Jailmo popularmente conhecido por Nego Jai que também já presidiu e vai voltar a presidência a partir do dia 1º de janeiro. O deputado Alex da Piatã e sua esposa e ex vice-prefeita Val também prestigiaram o evento, bem como os familiares dos homenageados.
Antes dos descerramentos das placas, a mesa diretora, vereadores e público presente se concentraram no Plenário da Câmara, Armando Ramos onde o presidente Betão abriu os discursos relatando o projeto de construção deste prédio que segundo ele era um sonho desde o seu primeiro mandato, ele que está na sexta legislatura.
Betão disse que foi feito um investimento de quase R$ 800 mil, tendo inciado a obra em 1º de março e concluído num tempo recorde, feliz por ter a oportunidade de fazer a entrega. Betão disse que não houve privilegio de nenhum vereador em relação a posição dos gabinetes, pois aconteceu através de sorteio.
O presidente comentou também a importância de um gabinete para cada parlamentar.”Todos vereadores que usaram a tribuna falaram do mesmo jeito, que não tinham local ideal para se reunir com lideranças, apoiadores, elaborar projetos, agora eles têm maior conforto e comodidade, todos tem o mesmo tamanho e mobiliados como os mesmos móveis, agora a decoração, a organização fica a cargo de cada um”, disse o presidente.
Vale lembrar que no prédio ao lado onde fica a recepção, copa cozinha, e gabinete da presidência, existem duas salas com aproximadamente 20 metros quadrados cada, uma para abrigar os vereadores de situação e outra para oposição e conforme os vereadores relataram na Tribuna, inviabilizava uma conversa particular, reunião, e muitas vezes eles se reuniam embaixo das arvores em frente a câmara ou dentro do carro. Todos o edis se mostraram satisfeitos e agradeceram a Betão pela iniciativa.
O auditório também era uma necessidade, pois, poucos imóveis na cidade dispõe de área ampla para realização de eventos e diante disto no primeiro andar do prédio foi criado o espaço para esta finalidade e ganhou o nome de Cassimiro Ramos.
A vereadora e vice-presidente da Câmara, Elaine Anunciação (PCdoB) colocou um projeto e espera que seja aprovado na próxima Legislatura para que a recepção do Poder Legislativo receba o nome da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Eliana Cirino que também já faleceu.
A sessão especial de inauguração esteva chegando ao fim quando o vereador Nego Jai foi comunicado do falecimento do ex-vereador Nai de Bandiaçu, ele que exerceu dois mandatos. A suspeita é que tenha sido infarto.
Avaliações
O vereador Nego Jai que vai assumir a presidência da Câmara a partir do próximo domingo, 1º, disse que cada vereador que passa pela presidência deixa sua contribuição, ele disse que quando presidiu no ano 2011 levou a câmara até as pessoas através das redes sociais, implantou a TV Câmara no canal do Youtube e por outras redes sociais “e agora Betão deixa os gabinetes de suma importância, não só para os mandatos desta legislatura, mas também para outros vereadores que vão passar por aqui”, afirmou. Para Nego Jai foi uma noite só de louvor. Ele comentou também sobre os homenageados – Ouça abaixo da foto
Jai disse que tem projetos para marcar sua passagem mais uma vez pela presidência e citou a ideia de um elevador para facilitar o acesso ao auditório.
O vereador Fagner Ferreira ou Dr. Fagner como também é conhecido ao avaliar o trabalho de Betão disse que o colega fez uma gestão equilibrada tanto no lado financeiro como administrativa e por lhe parabeniza – Ouça abaixo da foto
Raul Simões é funcionário da Câmara, filho de Epifânio usou a Tribuna e visivelmente emocionado contou um pouco a trajetória política e profissional do pai que talvez menos da metade do público presente o conheceu., já que foi um dos primeiros comerciantes do ramo de farmácia e atuou como vereador, tendo sido presidente da Câmara entre os anos 1970/72, ou seja há 50 anos. Pelo tempo ele disse que não esperava uma homenagem tão grande – Ouça abaixo da foto
Anderson Ramos não usou a Tribuna, mas falou com a reportagem do Calila quando lembrou do legado do seu pai Cassimiro. Segundo ele foi apenas um mandato, mas deu sua contribuição com muita dedicação e com todo prazer. Anderson disse que ele não está presente, mas faz valer o ditado “morre o homem mas fica o nome – Ouça abaixo da foto
O deputado Alex da Piatã usou a Tribuna e na oportunidade agradeceu a votação expressiva que teve no Estado, os coiteenses que votaram nele, bem como nos candidatos apoiados por ele como foi o caso de Jerônimo, Otto Alencar e Lula. Em relação a obra inaugurada ele disse que pelo tamanho e importância de Coité estava precisando. Hoje fiel ao seu projeto, Alex diz que Betão de forma muito ousada assim fez e que pela sua história, Câmara de Vereadores ficou pequena pra ele – Ouça abaixo da foto
Val em seu discurso lembrou da parceria com Betão quando correu trecho pedido votos para os candidatos apoiados por eles e no final todos saíram vitoriosos. Ao falar da obra entregue por Betão, ela ressaltou a unanimidade entre os vereadores na aprovação do projeto por ele idealizado e que vai beneficiar a todos independentemente da posição política – Ouça abaixo
Betão está no sexto mandato de vereador, foi presidente da Câmara por 4 anos, e projeta algo novo para o futuro, conforme Alex e Val relataram, seu trabalho ao longo dos anos na vida publica faz por merecer algo mais. Ao final ele avaiou o evento como muito positivo – Ouça abaixo.
Veja neste vídeo momentos antes das inaugurações como ficaram as instalações externas