Uma política de plágio é um conjunto de diretrizes em vigor por escolas e faculdades para explicar o plágio e suas consequências. Este aviso inclui quais tipos de desonestidade acadêmica são plágio, as punições para quem for pego e recursos para evitar o plágio.
O principal objetivo dessas políticas é informar e educar alunos, professores e funcionários sobre a importância da integridade acadêmica e como mantê-la.
É por isso que os institutos acadêmicos adotaram uma política de tolerância zero para esse ato imoral e definiram regras e regulamentos específicos para impedir que esse ato se espalhe na academia.
Além disso, os institutos começaram a usar um sistema baseado em IA detector de plagio para detectar qualquer grau de duplicação nas tarefas e trabalhos de casa enviados pelos alunos.
Vejamos os detalhes dos protocolos decididos pelas escolas e faculdades para combater o plágio.
Práticas que são denominadas como plágio
Na academia, o plágio é considerado o ato de apresentar o trabalho, pensamentos ou ideias de outra pessoa como se fossem seus. Existem múltiplas manifestações de plágio, incluindo, entre outras, as seguintes:
● Partes copiadas, quase copiadas ou parafraseadas propositalmente do trabalho de outro autor, artigo não publicado ou relatório sem fornecer a referência exata.
● É copiar diferentes partes de trabalhos de outros, como equações, imagens, ilustrações e diagramas, que não são de conhecimento comum sem citar a fonte.
● Copiar ideias e palavras de outras pessoas por meio de citação, mas não diferenciar o que foi copiado, por exemplo, não colocar aspas nas frases copiadas.
● O autoplágio também é considerado plágio, reutilizando o próprio trabalho sem citar a fonte.
Denúncia de Plágio
Para denunciar plágio, alunos e professores são solicitados a reunir evidências de plágio, como cópias do trabalho original e do trabalho que contém plágio. Posteriormente, eles são aconselhados a entrar em contato com a administração da escola e da faculdade e apresentar as evidências. Em seguida, eles tomarão as medidas apropriadas para resolver o problema.
Procedimento de Investigação
Após receber a denúncia de plágio, a administração solicita ao diretor da escola que investigue. Em seguida, o Diretor toma as seguintes medidas para investigar o caso relatado:
● Formule um comitê permanente de plágio para examinar a questão.
● Forneça uma diretriz para o funcionamento do comitê permanente de plágio e facilite-o com termos de referência transparentes para sua investigação.
● Os membros do comitê permanente de plágio assinam um papel de confidencialidade para fazer seu trabalho em total sigilo.
● O comitê oferece uma oportunidade para a pessoa absolvida justificar a originalidade de seu trabalho e ideias. Da mesma forma, uma chance é dada a um autor cujo trabalho é considerado plagiado para explicar sua reclamação.
● O comitê permanente de plágio conduz sua investigação usando testes manuais e automatizados para encontrar semelhanças de conteúdo. Eles são livres para passar o material de ambas as entidades através de um verificador de plágio para descobrir os níveis de similaridade.
Como resultado, o comitê apresenta seu relatório ao diretor com conclusões e recomendações claras. O Principal então toma medidas para punir o infrator de acordo com as penalidades descritas pelo instituto.
Penalidades por plágio
O plágio é uma ofensa grave. No entanto, suas consequências dependem do grau de violação do código de conduta e das capacidades intelectuais dos infratores.
Portanto, há um aumento gradual no nível de punição dos alunos que cometem plágio ao escrever seus trabalhos para os pesquisadores que tentam publicar material plagiado como se fossem seus.
A seguir estão algumas das ações que as escolas e faculdades podem tomar contra as pessoas que são comprovadamente culpadas de cometer cópias.
● O ofensor pode ser ressuscitado recebendo uma advertência estrita se o crime for menor.
● O ofensor pode obter uma nota de reprovação no assunto em questão.
● O infrator pode ter que pagar uma boa quantia de multa.
● O ofensor pode ser promovido a um grau inferior se for considerado culpado de plágio no envio do trabalho.
● O diploma do ofensor pode ser retirado se a extensão do plágio for imperdoável.
● Na pior das hipóteses, o infrator pode ser expulso do instituto.
Ações adicionais que precisam ser tomadas
Além das medidas mencionadas acima, algumas outras ações devem ser tomadas caso o caso de plágio relatado seja comprovado.
● Se o material plagiado estiver disponível na internet, ele deve ser removido.
● O ofensor terá que escrever uma carta de desculpas à pessoa cujo trabalho foi plagiado.
O Curso de Ação para Recurso
Se a pessoa afetada sentir que as penalidades são severas, ela pode recorrer ao Diretor para revisar as conclusões. Posteriormente, o Diretor determinará o próximo curso de ação, tendo em mente as recomendações dadas pelo comitê permanente de plágio.
Penalidade contra falsas acusações de plágio
Suponha que o grau de plágio não seja comprovado e seja confirmado que uma alegação falsa foi apresentada. Nesse caso, o diretor do instituto pode tomar medidas disciplinares contra a pessoa que apresentou o caso e anunciar publicamente a inocência da pessoa acusada.