A quinta rodada do Baianão 2023 foi aberta na tarde deste sábado, 28, no Estádio Eliel Martins – Arena Valfredão, no duelo envolvendo Jacuipense e Itabuna em jogo que valia a liderança para os donos da casa, em caso de vitória, e manutenção do time visitante na primeira colocação vencendo ou empatando.
As duas equipes entraram em campo com 9 pontos, porém o Dragão com 4 gols de saldo contra 2 do Leão do Sisal estava em primeiro, entrou em campo com a missão de vencer, mas não sendo possível, o empate estava de bom tamanho e isto aconteceu 1 a 1, ambos os gols marcados no segundo tempo.
O jogo
O primeiro tempo começou bastante movimentado, as equipes criaram oportunidades, mas erraram na pontaria e os goleiros pouco trabalharam. O Jacuipense reclamou da não marcação de duas penalidades sobre Thiaguinho, nas duas vezes derrubado na área.
O segundo tempo o Itabuna foi pra cima e parecia disposto vencer o jogo, mas o Jacupa suportou a pressão e equilibrou a partida, porém numa cobrança de escanteio aos 20 minutos, o atacante Jeam estava ajudando na defesa e ao subir para cabecear, a bola resvalou em outro atleta que estava em sua frente e tocou em seu braço, o árbitro estava bem colocado e apitou para marca do pênalti. Cezinha artilheiro do campeonato não desperdiçou.
O treinador Jonilson Veloso fez mudanças no time e foi em busca do empate e conseguiu 10 minutos depois, também através de uma penalidade, Jeam estava de cara pra o gol quando foi derrubado dentro da área, ele mesmo cobrou e partiu para o abraço, era o empate do Jacupa e o empate dele na artilharia com Cezinha.
Ainda no duelo tiveram outros dois lances de perigo de gol, primeiro a favor do Itabuna, falta pela direita no cruzamento a bola acertou o travessão do gol de Jean aos 45. Aos 49 foi o Jacupa que quase virou o jogo, bola em diagonal pra Jeam, ele disputou com a zaga e conseguiu bater na bola que tinha endereço certo, mas o goleiro do Itabuna tirou com os pés e mandou pra linha de fundo, sendo o último lance de perigo do jogo.
As duas equipes agora somam 10 pontos ganhos, Itabuna se mantém líder, Jacuipense passou o Bahia com 9 pontos e que ainda joga neste domingo contra o Vitória na Arena Fonte Nova.
O treinador do Jacuipense disse que lutou pela vitória, mas reconhecendo o nível do futebol que o Itabuna vem apresentando não foi tão ruim – Ouça
Redação CN