O município de Araci no território do sisal irá completar 64 anos de emancipação política e administrativa na próxima sexta-feira, 07, feriado que este ano coincide com a sexta-feira da paixão, momento que a igreja católica do mundo inteiro celebra a paixão e morte de Jesus Cristo.
A prefeita Maria Betivânia (PDT) popularmente conhecida por Keinha, em respeito a momento que pede o silêncio e a reflexão, de forma simbólica convocou a população para participar da entrega de 03 retroescavadeiras, 01 pá carregadeira, 01 caminhão compactador de lixo, 04 máquinas forrageiras, 04 micro-ônibus, 02 ônibus, 02 caminhões e um canil e gatil. Além disso, foram distribuídas 50 novas barracas para feirantes locais, e foram entregues novos mobiliários para a educação.
Todos equipamentos ficaram expostos ao lado da Praça da Juventude onde também foi montada a estrutura para receber as autoridades, além da prefeita Keinha, a vice Gilmara, o ex-prefeito e suplente de deputado Silva Neto e sua mãe Dona Darcy, vereadores, secretários, Gabriel Nunes deputado federal e seu pai, José Nunes ex-deputado federal que fizeram uso da palavra. O público presente formado por importantes lideranças da sede e zona rural, de modo especial diretores das associações contempladas com os equipamentos.
O canil inaugurado foi pauta do discurso de Keinha, segundo ela, será muito importante para o acolhimento de animais que vivem em situação de rua, que também contará com sala para cirurgias veterinárias, e realizará atividades educativas para a população acerca da adoção responsável de animais. Araci é a primeira cidade da região sisaleira a contar com um canil público com a estrutura do que foi inaugurado nesta data, 03 de abril.
Keinha tratou de outro assunto que diz respeito aos cães ao pedir ao deputado federal presente que apresente uma lei para que se encontre uma solução para evitar prejuízos aos criadores de caprinos e ovinos que vivem constantemente relato a morte das criações por ataques de cães e na grande maioria das vezes os criadores não têm quem responsabilizar.
A Secretaria de Agricultura foi uma das beneficiadas com os equipamentos entregues e o secretário Edcarlos foi convidado para fazer uso da palavra e na oportunidade enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido na zona rural onde segndo ele concentra 61% da população e o resultado disso é a grande quantidade de horticultores que fornece produtos organicos para a feira-livre do município, 27 grupos de produção, sendo formados por 90% de mulheres que produzem vários produntos que contribuem com a geração do emprego e renda a exemplo artezanato, polpa de frutas, entre outros.
João Paulo secretário de Infraestrutura fez um breve discurso voltado para a importância de receber um novo caminhão compactador, porém aporveitou para pedir conscientização por parte da população em relação a colocação do lixo no horário certo. Ele garante que faz coleta diariamente em todas ruas, mas ainda assim tem sofrido criticas, por isso pediu a colaboração da população para colocar o lixo no horário determinado.
Anastácio Carvalho secretário de Educação recebeu as chaves do ônibus, e destacou o trabalho de Keinha e Gilmara que tiveram a sensibilidade e foram em busca de seis ônibus para o transporte de alunos e professores e dois caminhões baú para carregar a merenda escolar e um Pick-up Fiat Strada.
Carvalho falou com orgulho do Plano Municipal de Educação (PME) “é lá onde esse plano nos norteia, faz com que a gente tenha o redirecionamento para saber o que vamos fazer, e neste plano existe a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) implantado no ano passado essa modalidade de ensino no nosso município e adquirimos dois mil, oitocentos e três alunos com a EPJAI, dando oportunidade àqueles senhoras, senhores e jovens que não tiveram aoportunidade de estudar naquele período ou idade certa. Mas neste ano, além dos 2.803 alunos, nós hoje conseguimos a façanha e já estamos com quatro mil e quinhentos estudantes”, comemorou Anastácio.
Assim sendo, os ônibus, caminhões bau e Saveiro ‘caíram como uma luva’ no setor da educação, pois, vai ajudar na grande demanda prevista pelo secretário.
Agradecimentos e homenagens
A prefeita Keinha que até chegar ao cargo de prefeita em janeiro de 2021, esteve como vice de Silva Neto durante oito anos, disse estar feliz fazer parte da história de Araci como prefeita, mas que nasceu antes disso, em 2012 [quando foi eleita vice-prefeita].
“Mas pra nascer em tempo de 2012, primeiro se passou, José Eliotério da Silva Zedafó. Em nome da familia que ama Araci, Zedafó eu saúdo a todas às mulheres e toda população de Araci em nome da eterna primeira dama Darcy Goes da Silva Zedafó.
A prefeita em seguida falou dos equipamentos entregues e como ingressou no grupo do saudoso Zedafó – Ouça
Vídeo mostra todos equipamentos expostos e entregues
Lançamento de revista
No ato de entrega dos equipamentos foi destribuída a revista institucional “Araci: Escrevendo o presente, construíndo o futuro”.
A revista traz um balanço dos últimos dois anos da gestão Keinha com material de primeira qualidade, muito bem ilustrada e textos de fácil leitura com informações e fotos de todas as secretarias municipais no total de 111 páginas. Veja a capa abaixo