Nesta quinta-feira, 13, a Shell Brasil e o SENAI CIMATEC lançam, em Conceição do Coité (BA), a nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento da Agave no Brasil). Este programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com investimento da Shell visa explorar o potencial da Agave (sisal) como fonte de biomassa para a produção de etanol, biogás e outros produtos.
O evento vai acontecer numa comunidade rural na região de Salgadália cercada de plantio de sisal (agave) distante cerca de 8 km da sede do município de Conceição do Coité, cujo acesso se dá pela Rodovia BA 411.
A reportagem do Calila Noticias esteve no local do evento e constatou uma mega estrutura sendo montada, e uma grande tenda está sendo montada para receber aproximadamente 300 convidados.
Um fato que chamou a atenção do fotógrafo Raimundo Mascarenhas foi a manutenção de dois pés de mandacaru no centro do auditório, o que torna o ambiente super caracterizado com o bioma da região e não podia ser diferente, já que na oportunidade será lançado também o Senai Cimatec Sertão.
Sobre os lançamentos
A nova etapa do BRAVE prevê duas frentes de atuação: os projetos BRAVE-Mec e BRAVE-Ind. O BRAVE-Mec tem como foco o desenvolvimento de soluções de mecanização para o plantio e colheita da Agave, além de desenvolver um campo experimental de testes, visando promover o cultivo e manejo de diferentes Agave. Em paralelo, o projeto BRAVE-Ind vai desenvolver tecnologias de processamento da Agave para a produzir etanol de primeira geração e segunda geração.
SENAI CIMATEC Sertão
O Programa Brave é uma das primeiras iniciativas do SENAI CIMATEC Sertão, o novo campus do SENAI CIMATEC, que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias para impulsionar o avanço social, econômico e ambiental do semiárido nordestino.
Autoridades e executivos previstos:
Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia; Daniel Maia, diretor da ANP; Marcelo Passos, prefeito de Conceição do Coité; Olivier Wambersie, gerente-geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil; Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil; Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp e Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.
Havia uma expectativa da presença do vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin e do governador Jerônimo Rodrigues neste evento, mas a viagem de Lula na manhã de terça-feira para á China fez alterações nas agendas, no caso de Alckmin, ele assumiu a presidência e Jerônimo que já estava na China aguardou o presidente onde ambos terão atividades juntos.