Moldando o futuro: cuidados com a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes’. Esse é o mote central da 7ª Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência, realizada na sexta-feira (1º) e neste sábado (2), em Florianópolis (SC).
O médico psiquiatra luzense Maike Araújo, um dos profissionais da área de saúde mental da infância e adolescência mais conceituados da região sisaleira da Bahia, é um dos participantes do evento.
Em um vídeo postado nas redes sociais, ele lembrou que esta sexta-feira marca o início do Setembro Amarelo -mês que chama a atenção para importância da prevenção do suicídio- e falou sobre o assunto. (Veja vídeo abaixo).
“Gostaria de chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental, tanto a de vocês quanto a dos seus filhos. Isso é importante porque a gente observa que mais de 90% dos casos de suicídio decorrem de algum transtorno mental, principalmente, a depressão. Também observamos que mais de 80% dos transtornos mentais do adulto se iniciam na infância”, alertou.
Pontuando sinais que servem de alerta, o doutor Maike destacou que a saúde mental não deve ser uma preocupação apenas na vida adulta.
“É importante a gente cuidar da saúde mental dos nossos pequenos desde cedo, notando qualquer alteração de comportamento, queda no rendimento escolar, isolamento social ou perda do interesse nas atividades que antes tinha prazer em realizá-las. [Nesses casos] procure a ajuda de um profissional para que a gente possa orientá-los e iniciar o tratamento da melhor forma possível”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
CN | Notícias de Santaluz