O que aconteceu na cidade de Retirolândia na noite de quarta-feira, 11, chama a atenção das autoridades para a necessidade de regionalizar o Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) no estado da Bahia. Um incêndio em um supermercado no centro da cidade não ficou completamente destruído pelo fogo graças a ação rápida de grupos de socorristas voluntários de Conceição do Coité e dezenas de moradores que contaram com vários caminhões pipa para debelar as chamas por volta da meia noite. O fogo muito provavelmente teve início no primeiro andar do imóvel onde havia estoque de mercadoria, mas a causa ainda é desconhecida.
De acordo com a Polícia Militar a guarnição do 2º Pelotão da 4ª Companhia foi acionada volta das 21h20, que de imediado entrou em contato com a Central de Operação (Cenop) do 16º Batalhão da Polícia Militar/Serrinha que prontamente comunicou ao Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) que mobilizou o GBM mais próximo, ou seja, Feira de Santana, cerca de 130 km distante de Retirolândia.
O caminhão com equipe especializada no combate a incêndio chegou no local 01h25, quando já não havia mais chamas, passando então a realizar o trabalho de rescaldo tendo concluído as 04h40.
Ainda segundo a PM, o Blitz Supermercado sofreu sérios danos na cobertura, todo material acondicionado no depósito/1°andar, e alguns danos de material no térreo. Parte estrutural ficou comprometida.
A PM informou ainda que pelo menos 12 carros pipa foram usados no combate as chamas.
A equipe do Águia Resgate de Coité primeiro grupo de socorristas voluntários a criar uma estrutura de combate a incêndio chegou no local minutos depois e permaneceu até a chegada do GBM de Feira de Santana.