O deputado Joseildo Ramos(PT), solicitou do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar(MDA), Paulo Teixeira medidas para atender com urgência as famílias produtoras de sisal na Bahia que estão enfrentando inúmeras dificuldades em função da seca, preço baixo e dificuldade para vender o produto.
Diversas famílias estão sofrendo para manter o próprio sustento, testemunharam representantes dos produtores e do Fórum Baiano de Agricultura Familiar, durante a audiência promovida pelo deputado Joseildo na quarta (25).
Os presentes também solicitaram o apoio do ministério para organizar a cadeia produtiva do sisal com vistas ao maior aproveitamento da fibra, do resíduo e aumento da produtividade. Para isso é essencial os serviços de assistência técnica e investimentos em novas tecnologias.
Exemplo disso é a máquina desfibradora de sisal chamada de Paraibana, modelo que é praticamente o mesmo há mais de 60 anos. Uma nova máquina, batizada de Faustino IX, está sendo desenvolvida. A expectativa inicial é de que alcance o dobro da produtividade das máquinas usadas atualmente. Paulo Teixeira anunciou que o ministério vai apoiar o projeto da nova máquina.
A audiência com o ministro também contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural(SDR), Osni Cardoso, do superintendente do MDA na Bahia, Tytta Ferreira, além de representantes de sindicatos e entidades da região sisaleira.
Menos de uma semana atrás essa mesma comitiva recebeu o secretário nacional da Agricultura Familiar na cidade de Valente que conheceu in loco toda cadeia produtiva do sisal.