Em entrevista exclusiva concedida ao Calila Notícias, a diretora da Faculdade da Região Sisaleira – Faresi, professora Karina Bemfica, revelou sua profunda satisfação e comemorou os resultados impressionantes do último vestibular de Medicina da instituição ocorrido no domingo, dia 29/10/23.
Em um diálogo cheio de entusiasmo, a diretora destacou o trabalho incansável da equipe acadêmica, dos professores, e dos colaboradores que contribuíram para o sucesso desse vestibular.
O projeto revolucionário de ensino superior da FARESI teve inicio em Conceição do Coité em 2011, porém, o primeiro vestibular aconteceu em 2016 ofertando vagas para Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem e Nutrição. A partir daí a cada vestibular praticamente o estudante passou a contar com novos cursos a exemplo de Educação Fisica, Farmácia, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Direito e por último Medicina e daqui a 30 dias serão abertas as inscrições para quem pretender cursar Odontologia.
Acompanhe a seguir uma breve entrevista da diretora Karina Bemfica com exclusividade para o CN
Calila Notícias – Diretora, o curso de Medicina sem dúvida está entre os mais procurados no Brasil, mas imaginar que em tão pouco tempo de fundação da FARESI ele chegar de forma tão rápida é motivo de muita satisfação, tanto para diretoria quanto para àqueles que pretendem ingressar na carreira. No último domingo ocorreu o primeiro vestibular para Medicina, qual a sua avaliação, correspondeu todas as expectativas?
Karina Bemfica – Estamos extremamente orgulhosos dos resultados alcançados neste ano. É o fruto de um esforço coletivo, dedicado à excelência acadêmica e ao futuro brilhante de nossos alunos. O vestibular de Medicina da Faresi continua atraindo candidatos excepcionais de todo o país, e este ano não foi exceção. Pessoas de diversas regiões do Brasil, incluindo Salvador, São Paulo, Brasília,Minas Gerais, Rio Grande do Norte e outros estados, vieram até nossa instituição em busca de uma educação médica de qualidade. É impressionante que a FARESI, uma faculdade localizada no sertão da Bahia, tenha conseguido uma demanda tão alta, superando outras universidades do mesmo ramo em termos de concorrência, digo, candidatos versus quantidade de vagas.
CN – O curso de Medicina na FARESI pode contribuir futuramente para o aumento de profissionais na região, assim como já podemos encontrar formados pela referida faculdade em outras áreas?
KB – Essa conquista vai além dos muros da faculdade, tendo um impacto profundo e positivo na cidade de Conceição do Coité e em toda a região sisaleira. A abertura de um curso de Medicina na região é uma verdadeira revolução em termos de acesso à saúde, promovendo um incremento na disponibilidade de profissionais de saúde altamente qualificados. Isso significa que a população local terá acesso a cuidados médicos de qualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional e o compromisso contínuo da faculdade em fornecer uma educação de qualidade e oportunidades de pesquisa e estágio que preparam seus alunos para uma carreira médica de sucesso, incentivando-os a servir e contribuir para a comunidade onde estão inseridos.
CN – Karina os candidatos sequer respiraram após a realização da prova do vestibular de Medicina a FARESI já anuncia em breve a abertura das inscrições para Odontologia, também na área de saúde. Quando ocorrerá?
KB – A FARESI continua a expansão em oportunizar novos cursos, com Medicina chegamos a 11 e com imensa satisfação anuniciamos o curso de odontologia para o primeiro semestre de 2024, sendo o 12º. Na pratica passamos a contar com o triplo de cursos desde o primeiro vestibular em 2016. vale ressaltar que o mesmo teve conceito máximo junto ao MEC. O vestibular será online e as inscrições estarão abertas a partir do dia 01/12/2023 no nosso site.
CN – Deixe uma mensagem
Encerro esta entrevista, reiterando meu agradecimento a todos os envolvidos nesse sucesso e expresso minha confiança de que os futuros profissionais da área de saúde formados pela Faresi continuarão a elevar os padrões da área médica, promovendo uma saúde de qualidade em Conceição do Coité e em toda a região sisaleira.
O Calila Notícias continuará acompanhando de perto os avanços e conquistas dessa instituição de ensino.