Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (27), em Salvador, 36 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vão atender a 35 municípios baianos. A entrega aconteceu no Jardim dos Namorados, bairro da Pituba, e foi realizada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pelo governador Jerônimo Rodrigues.
A ministra e o governador seguiu uma ordem dos veículos enfileirados entregando simbolicamente a chave ao prefeito do município contemplado muitos deles acompanhados por secretário de saúde, vereadores, vice e os deputados apoiados por eles.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) por exemplo, participou da entrega de um terço do total de veículos: O CN fotografou sua participação na entrega a Coronel João Sá, Laje, Nordestina, Nova Soure, Quijingue, Retirolândia, São Domingos, Sítio do Quinto.
O deputado não escondeu a satisfação pela entrega dos veículos as cidades que ainda não contavam, ele esclarece que não é emenda sua e de nenhum deputado, é uma ação do Governo Federal, numa parceria com o Governo da Bahia, mas fica feliz e comemora por beneficiar municípios parceiros do seu mandato. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo que está todos os dias participando de ações como essa que traz mais saúde para nosso estado e de modo especial nesses onde fomos votado.
O parlamentar disse que é um dos principais pedidos dos prefeitos que não tem ambulância, “continua sendo, pois, o projeto do Governo federal segundo a ministra, é universalizar o SAMU, ou seja, colocar ambulância em todos municípios, hoje resolveu o problema de 36 e esperamos em breve uma nova remessa para dar mais tranquilidade e qualidade na prestação de serviço a saúde da população”, concluiu o deputado.
O governador reforçou a importância da ampliação e renovação da frota do Samu para a assistência em saúde básica dos municípios e para o sistema de regulação estadual.
A ministra da Saúde disse que o investimento em novas ambulâncias inclui o repasse de R$ 1,8 milhão mensais para o Samu. “Nós vamos trabalhar para a chegada de novas ambulâncias, visando à universalização do acesso. O novo Pacto da Saúde, que é um esforço do Ministério da Saúde, liberado pelo presidente Lula, que também tem muito apoio, muito trabalho da Casa Civil, com a destinação de R$ 30.5 bilhões só na saúde”, completou.
O CN registrou o deputado no ato de entrega de oito ambulâncias. Veja abaixo