Ex-prefeito de Valente (2017-2020) pelo PSDB, o professor Marcos Adriano recentemente se filiou ao PSD com a missão de colocar seu nome mais uma vez na disputa pela cadeira do executivo municipal. A confirmação aconteceu na noite de sexta-feira, 05, no Clube Umburanas, três dias depois de completar 53 anos de idade.
O evento que chamava atenção para o aniversário, certamente não foi visto pelos ‘adversários’ embora os conviados tivessem sido orientados a não fazerem discursos incisivos foi obdecido, mas acabou quando o deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade) fez uso da palavra enaltecendo a pessoa de Marcos Adriano e criticando duramente o atual prefeito Ubaldino Amaral (União Brasil).
Marcaram presenças também o deputado estadual Alex da Piatã, deputado federal Gabriel Nunes, ambos do PSD novo partido de Marcos, sete vereadores, porém somente três fizeram uso da palavra: Sissi de Daniel (PSD); Romilson Cedraz (União Brasil) e Guto da Saúde (PSDB). Prefeito de Retirolândia Vonte do Merim (PSD) e Arismário Barbosa (Avante) prefeito de Santaluz, ex vice-prefeito de Valente Dr. Edil, além de outras lideranças.
Zé Silva presidente do PT, ele que também já anunciou sua pré-candidatura a prefeito até marcou presença, porém no momento que as lideranças foram chamadas para compor ‘o tablado’ ele já não estava mais no ambiente. O PT então foi representado pelo superintendente da Agricultura Familiar na Bahia, Tita Ferreira.
Em seu discurso, Sissi, vereador mais votado em Valente nas eleições de 2020 (1.157 votos) que apesar de o evento ser em comemoração ao aniversário de Marcos Adriano, acontece em ano eleitoral e não poderia deixar de falar no assunto (política). Ele afirmou que o PSD está dialogando e conta com a construção para eleição deste ano com outros partidos para que seja tomando o poder em Valente.
O deputado Alex da Piatã fez um breve comentário sobre Sissi pela sua audácia quando em 2020 conseguiu o coeficiente sozinho de votos para se eleger, e ao se referir a Marcos Adriano ele disse que o vê muito motivado para retornar a vida pública e disse que o trabalho realizado por ele ficou marcado em Valente. Alex cravou: “Marcos Adriano será o próximo prefeito de Valente”.
De olho na capacidade política de Sissi, Luciano Araújo fez o convite a ele para se filiar no Solidariedade, haja vista que o vereador mais votado está sendo cotado para compor a chapa com Marcos, evitando assim uma composição ‘puro sangue’.
Marcos Adriano atualmente ocupa o cargo de secretário de Administração do município de Santaluz, distante 27 km de Valente. O prefeito do referido município revelou o carinho que tem por Valente, já que na condição de médico atuou no município e assumiu a diretoria do Hospital Municipal na gestão de Marcos.
Marcos Adriano disse que não guarda mágoas, mas algo lhe deixou chateado, após ter feito o que fez por Valente, ter aberto mão de concorrer a reeleição, apoiado a candidatura do atual gestor, ‘ser menosprezado’ e acolhido pelo município vizinho.
O pré-candidato admitiu que não votou em Jerônimo para governador, mas que aceitou o convite para ingressar em um partido aliado e se apegou a frase: “Àqueles que estão chegando entram pela porta da frente”.
O evento aconteceu sob uma tenda montada ao lado do salão de festas do clube. Houve apresentação musical antes e depois do ato de ‘aniversário’. O poúblico presente pode acompanhar também no telão um pouco da história da vida pessoal e profissional de Marcos Adriano.