Bahia e Vitória estrearam na Copa do Nordeste edição 2024 na tarde deste domingo, 4, o Tricolor recebeu o Sport de Recife na Arena Fonte Nova por 2 a 1, enquanto o Vitória foi até Terezina enfrentar o Altos e o duelo não passou do empate em zero a zero.
Em Salvador
O Bahia contou com a estrela de Rafael Ratão para vencer o Sport por 2 a 1. O Tricolor dominou o adversário, abriu o placar com Thaciano, mas esbarrou no goleiro Caíque França e desperdiçou uma série de oportunidades. O Leão da Ilha, que não tinha nada com isso, deixou tudo igual com Gustavo Coutinho e jogou a pressão para os mandantes, que só marcaram o gol da vitória nos acréscimos, com Ratão.
Primeiro tempo
O Bahia foi dono das principais chances de gols e, não fosse o goleiro Caíque França, poderia ter ido para o intervalo com o placar mais elástico. O Tricolor começou em alta intensidade e, antes dos dez minutos, teve ótimas oportunidades com Biel (bela trama pelo lado direito com Gilberto e Everton que terminou em grande defesa) e Jean Lucas (defesa do Sport salvou em cima da linha após infiltração). Aos 17 minutos, o Leão da Ilha viu Thaciano sair na cara do gol e encobrir o goleirão para marcar um belo gol. O Sport também teve boas oportunidades: um contra-ataque com Romarinho que terminou em chute por cima, uma cabeçada na trave de Gustavo Coutinho e mais uma finalização de Romarinho após bobeada do Bahia na saída de bola. Contudo, de modo geral, o time mandante seguiu dominando a partida e quase ampliou com Biel e Jean Lucas, que esbarraram em Caíque França novamente.
Segundo tempo
A etapa final começou em ritmo diferente, com o Sport se lançando ao ataque e construindo duas boas chances com Pedro Lima, que parou em Marcos Felipe, e Romarinho, que chutou para fora. Aos poucos, o Bahia retomou o domínio do jogo e quase ampliou em chute na trave de Cauly e em finalização de Biel que exigiu grande defesa de Caíque França. Aos 15, Cauly saiu na cara do gol e concluiu mal. Biel e Everaldo (na trave) ainda tiveram outras chances e também desperdiçaram. E a falta de pontaria foi cruel para o time visitante, que deixou o Leão da Ilha vivo na partida. Aos 28 minutos, Zé Roberto encontrou grande passe para Gustavo Coutinho concluir na saída de Marcos Felipe e deixar tudo igual. A partir daí, os comandados de Rogério Ceni voltaram a pressionar o adversário, mas sem a mesma criatividade de antes de sofrer o gol. No fim, no abafa, Ratão aproveitou cruzamento, marcou o segundo gol do time aos 51 min e garantiu o triunfo na estreia.
O próximo jogo do Bahia será no sábado, 10, no Estádio Albertão em Terezina quando enfrenta o River.
Altos x Vitória
Altos e Vitória ficaram no 0 a 0 na partida de estreia das equipes na Copa do Nordeste de 2024. O jogo pela primeira rodada foi realizado neste domingo, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Depois de um jogo com mais posse de bola do Rubro-Negro, o Alviverde consegue se segurar e garantiu o empate depois de uma série de finalizações e muita pressão do Leão. Ambos somam um ponto no final da partida.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi marcada por uma predominância do Vitória com mais posse de bola e com mais finalizações. O Altos pouco criou. A melhor chance foi uma tentativa de chute em direção ao gol de Matheus Taumaturgo. A finalização saiu longe. O Vitória, por sua vez, teve duas boas ações. As melhores da etapa. Uma com Zeca, de fora da área, e outra com Alerrandro, em uma defesa espetacular de Careca.
Segundo tempo
O segundo tempo marcou uma pressão ainda mais forte do Vitória, que se lançou mais ao ataque. Em contra-partida, após a saída de Roger Gaúcho e entrada de Digão, o Altos começou a criar mais chances. O próprio Digão levou dificuldades ao goleiro Muriel em uma chance de fora da área. Essa foi melhor chance do Alviverde no confronto, que ainda tentou com Bryann em duas chances. O Vitória, por sua vez, tentou com Alerrandro – na maior parte das vezes. Contudo, a chance de cabeça desperdiçada por Matheuzinho foi a melhor do Leão na etapa final.
Na segunda rodada, o Vitória vai receber o ABC, às 19h do próximo sábado,10.
Outra equipe baiana na competição, a Juazeirense está enfrentando o Ceará no Estádio Adauto Morais.
CN | Globo Esporte