Newsletter
Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.
Digite seu nome...
Digite seu e-mail...
Assinar
Artigos
Joelson Meira
Contenha-se, Lira!
Foto: Divulgação
Contenha-se, Lira!
O Brasil já se manifestou e derrotou o parlamentarismo em duas oportunidades: 1963 e 1993. Manteve o princípio constitucional histórico de separação dos poderes, com o papel do legislativo de fiscalizar e legislar, cabendo ao executivo governar, arrecadar e executar os orçamentos públicos.
Ver mais
Entrevistas
Inteligência artificial “deve ser usada da maneira mais inteligente e segura possível”, diz secretário
Inteligência artificial “deve ser usada da maneira mais inteligente e segura possível”, diz secretário
Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
“Este é um caminho sem volta, e precisamos utilizá-lo da maneira mais inteligente e segura possível”. Esta é a visão do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, André Joazeiro, sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) no Brasil. De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), um Projeto de Lei deve ser aprovado até meados deste ano tratando sobre a regulamentação da IA em solo nacional.
Ver mais
Ana Paula aponta queda de 60% nos casos dengue em Salvador; SMS intensifica ações durante carnaval
Domingo, 11/02/2024 - 16h40
Por Redação
Ana Paula aponta queda de 60% nos casos dengue em Salvador; SMS intensifica ações durante carnaval
Foto: Reprodução / Instagram
A folia carnavalesca não é motivo para deixar os cuidados com as arboviroses de lado. Em meio ao carnaval, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) tem intensificado as ações de controle e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), causador da dengue, zika e chikungunya. Agentes de endemias seguem realizando atividades de inspeção e aplicação de inseticidas em bairros estratégicos.
A titular da SMS, a vice-prefeita Ana Paula Matos, alertou neste domingo (11), em conversa com a imprensa, para a semelhança dos sintomas da dengue com outras doenças, a exemplo das viroses, Covid-19 e até mesmo a leptospirose.
Com as ações, a secretária confirma que Salvador vem apresentando uma queda nos números de casos suspeitos de dengue quando comparado ao ano anterior e com outras cidades brasileiras; com uma redução superior a 60% no boletim da semana epidemiológica de 05 a 11 de fevereiro. Neste período foram 322 casos notificados, contra 872 no mesmo período do ano passado.
“Os dados positivos são fruto do investimento em tempo, recursos e ações que dedicamos e executamos intensivamente ao logo do ano. Com esse trabalho, estamos na contramão de algumas capitais do país que decretaram situação de emergência pública por conta da dengue. Porém, continuamos em alerta e empenhados para garantir uma Salvador livre das arboviroses e contamos muito com a vigilância da população, uma vez que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das próprias residências”, destaca Ana Paula.
Homenageando carnaval de Recife, Psirico desfila no quarto dia de carnaval no Campo Grande
Domingo, 11/02/2024 - 16h37
Por Redação
Homenageando carnaval de Recife, Psirico desfila no quarto dia de carnaval no Campo Grande
Foto: Divulgação
A banda Psirico é uma das atrações do circuito Osmar (Campo Grande) neste domingo (11). Com um repertório cheio de clássicos, o grupo já iniciou o desfile na avenida.
Na folia, Marcio Victor está homenageando a festa momesca de diferentes lugares do país, trazendo elementos que simbolizam alguns dos principais pontos do Brasil. Hoje o artista homenageia o carnaval de Recife, com o figurino “Caboclo de Lança”.
Bell Marques coloca o bloco Camaleão para desfilar na Barra
Domingo, 11/02/2024 - 16h34
Por Redação
Bell Marques coloca o bloco Camaleão para desfilar na Barra
Foto: Andrey Sindeaux / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias
Ao som de "Que Força é Essa", Bell Marques colocou o bloco Camaleão para começar o seu desfile na Barra, neste domingo (11).
Confira fotos:
Foto: Andrey Sindeaux / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias
Foto: Andrey Sindeaux / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias
Foto: Andrey Sindeaux / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias
Polícia Civil já ouviu três testemunhas do caso de estupro na Barra, diz delegada-geral
Domingo, 11/02/2024 - 16h21
Por Fernando Duarte / Leandro Aragão
Polícia Civil já ouviu três testemunhas do caso de estupro na Barra, diz delegada-geral
Foto: Rafa Caribé / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias
A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) segue investigando o caso de estupro no circuito Dodô (Barra-Ondina), do Carnaval de Salvador. Neste domingo (10), quarto dia da folia baiana, a delega-geral Heloísa Brito, disse que três testemunhas já foram ouvidas sobre o ocorrido.
"O que a polícia faz num primeiro momento? Ela começa a fazer todo o levantamento da área, então nós vamos até as ruas onde os fatos aconteceram. Conseguimos solicitar as imagens de vários prédios e a partir daí começamos o trabalho de burilar as informações para a partir dali ter algum dado. Com relação ao último, já ouvimos três testemunhas. Isso é importante também, porque ela vai nos dando a dinâmica do fato", disse em entrevista ao Bahia Notícias.
Na última quinta-feira (8), uma mulher registrou queixa após ter sido vítima de estupro coletivo nas imediações da praia no circuito Dodô. As investigações estão sendo feitas pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).
Heloísa Brito destacou que a vítima é uma peça chave das investigações. No entanto, ela só será ouvida pelos investigadores quando tiver condições de contar o que aconteceu.
"O trabalho de investigação precisa muito da participação da vítima e, nesse momento, precisamos preservar o momento dela. Não somos nós que escolhemos o momento que ela vai conversar conosco. É ela que vai, quando se sentir um pouco mais tranquila", afirmou. "Então, a partir daí, isso traça para a gente os primeiros elementos para que a gente possa impulsionar as investigações. Mas o que eu posso dizer é que a Polícia Civil, desde que aconteceu e não é só a Delegacia de Atendimento à Mulher, mas toda nossa estrutura de investigação está voltada para que a gente consiga chegar a esses autores o mais rápido possível", completou.
Em relação aos casos de violência de gênero ou importunação à mulher, a delegada-geral disse que as ocorrências do Carnaval de 2024 estão dentro da média dos anos anteriores.
"A gente teve três ocorrências registradas com relação à mulher que foi vítima de algum tipo de violência, teve uma importunação, mas foi dentro da média que a gente teve no ano passado. Essa questão é importante de ser dita, porque trouxemos muito para a consciência que não se pode pegar à força para beijar, que não se pode passar a mão no corpo da mulher sem autorização. Óbvio que isso acaba fomentando o registro maior, porque esses casos infelizmente ainda acontecem, mas nada que fuja muito do que nós tivemos no ano passado", pontuou.
Busca da PF na casa de Anderson Torres teve momentos inusitados
Domingo, 11/02/2024 - 16h20
Por Redação
Busca da PF na casa de Anderson Torres teve momentos inusitados
Foto: Reprodução / Hugo Barreto / Metrópoles
O mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, na quinta-feira (8), teve momentos inusitados. Segundo a PF, Torres defendeu mentiras contra o sistema de votação na reunião golpista que aconteceu no Planalto em julho de 2022. Sua defesa nega qualquer irregularidade.
A ação dos agentes da PF aconteceu sem contratempos ou discussões. Segundo relatos, os policiais esperaram que as filhas de Torres saíssem de seus quartos e fossem à escola antes de fazer buscas mais ostensivas. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Entre os materiais apreendidos estavam dois HDs de computadores. Torres comentou que ali havia gravações de seus pássaros cantando. O ex-ministro cria pássaros há 16 anos e, em outra investigação, teve as aves apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Torres afirmou à PF que seu pássaro mais valioso sumiu do Ibama. Outros 16 pássaros morreram sob a guarda do órgão ambiental.
Ainda durante as buscas, Anderson Torres precisou sentar-se perto de uma tomada, para carregar a bateria de sua tornozeleira eletrônica. Ele usa o monitoramento desde maio do ano passado, depois de ficar quatro meses preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, em outra investigação sobre o 8 de janeiro.
No começo do ano passado, a PF já havia ido à casa do ex-ministro da Justiça para cumprir uma decisão judicial. Na ocasião, os policiais encontraram uma minuta de um decreto com teor golpista. A Procuradoria-Geral da República afirmou que o documento estava em uma pasta do governo federal e não seria jogado fora, o que a defesa de Torres nega.
Anderson Torres foi um dos participantes da reunião ministerial com “dinâmica golpista”, segundo a PF, em julho de 2022. Os comandantes das Forças Armadas também estavam à mesa. O então ministro da Justiça disse:
“Senhores, todos vão se foder. Eu quero deixar bem claro isso. Eu quero que cada um pense no que pode fazer previamente”, acrescentando: “A gente precisa atuar agora“.
Outras declarações no encontro foram na mesma linha: Bolsonaro disse que “não podemos deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado. […] A gente vai ter que fazer alguma coisa antes”. O general Augusto Heleno, à época ministro do Gabinete de Segurança Institucional, afirmou que se “tiver que virar a mesa é antes das eleições”, e que era necessário agir “contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas”.
Olha o Gandhi aê: Humberto Carrão se junta à concentração dos Filhos de Gandhi
Domingo, 11/02/2024 - 16h15
Por Redação
Olha o Gandhi aê: Humberto Carrão se junta à concentração dos Filhos de Gandhi
Foto: Agência Fred Pontes / Bahia Notícias
Vivendo Salvador e seu carnaval intensamente, Humberto Carrão está pronto para mais um dia. Neste domingo (11), o ator se juntou à concentração dos Filhos de Gandhi, que desfilam no circuito Osmar (Campo Grande).
Carrão já tinha acompanhado a saída do Olodum na última sexta-feira (9), o ator declarou que tem vivido momentos inesquecíveis em Salvador.
Confira registros:
Coordenador da Codesal descarta ameaça em viaduto do Ogunjá e diz que via já está liberada
Domingo, 11/02/2024 - 16h02
Por Fernando Duarte / Francis Juliano
Coordenador da Codesal descarta ameaça em viaduto do Ogunjá e diz que via já está liberada
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O coordenador da Defesa Civil de Salvador [Codesal], Sósthenes Macêdo, declarou neste domingo (11) que não há risco de desabamento na região do viaduto do Ogunjá. Um vídeo que passou a circular nas redes sociais dava crer que o equipamento estaria ameaçado. Macêdo descartou a possibilidade.
Nos últimos dias, Salvador tem registrado chuvas intensas, com alagamentos comos os deste domingo. O problema no trecho, segundo o coordenador da Codesal, era um imóvel pertencente ao Exército, que já foi demolido.
“Havia sim um risco, mas não do viaduto desabar, mas da casa desabar sobre a Avenida Ogunjá. Isso se afastou no momento em que nós tivemos autorização do Exército para a demolição”, informou ao Bahia Notícias.
Sósthenes disse ainda que a própria avenida Ogunjá já foi liberada pela Transalvador. Segundo ele, agora o trabalho de contenção da lama vai depender das ações da Sucop [Secretaria de Ordem Pública] e da Seman [secretaria de manutenção] que já atuam para resolver a demanda.
Bolsonaro diz que não tinha participação em suposto monitoramento de campanha pela Abin
Domingo, 11/02/2024 - 16h00
Por Folhapress
Bolsonaro diz que não tinha participação em suposto monitoramento de campanha pela Abin
Foto: Alan Santos / PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou à Record que não tinha participação em suposto monitoramento de campanha pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e atribuiu ao general Augusto Heleno, então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, decisões referentes ao trabalho de inteligência.
"Em dado momento [de reunião ministerial de 2022], Heleno falou que ia seguir os dois lados, se inteirar dos dois lados. É o trabalho da inteligência dele, que eu não tinha participação nenhuma", afirmou o ex-presidente em entrevista veiculada na sexta-feira (9).
"Eu raramente usava as inteligências que nós temos, das Forças Armadas, a própria Abin, a Polícia Federal. Não vejo nada demais naquilo. O Heleno queria se estender sobre o assunto, eu falei que não era o caso de ficar entrando em detalhes. Vai fazer uma operação, faça. A Abin tem esse poder de fazer operações e preservar as pessoas até", continuou.
O vídeo de reunião de 2022 foi usado como base para a operação da PF (Polícia Federal) na semana passada e tornado público pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Nele, Bolsonaro e auxiliares discutem cenários golpistas.
No final da reunião, Heleno cita a Abin e o "problema da inteligência".
Na sua decisão que autorizou a operação, Moraes destaca que a fala do general demonstra um núcleo de inteligência paralela, uma vez que o general afirma ter discutido na agência a infiltração de agentes nas campanhas políticas.
"Eu já conversei ontem com o Victor [Carneiro], novo diretor[-adjunto] da Abin, e nós vamos montar um esquema para acompanhar o que os dois lados estão fazendo. O problema todo disso é que se vazar qualquer coisa [..], a gente se conhece nesse meio, se houver qualquer acusação de infiltração desses elementos da Abin [...]".
Bolsonaro então interrompe Heleno e pede que ele pare de falar. "Ô general, eu peço que o senhor não fale, por favor. Não prossiga mais na tua observação aqui. Eu peço que não prossiga na tua observação", afirma, dizendo que eles conversariam no particular sobre "o que porventura a Abin está fazendo".
Em outra fala de teor golpista, Heleno diz que medidas precisam ser adotadas antes das eleições. Para a Polícia Federal, a declaração mostra o militar defendendo que órgãos de Estado atuem para assegurar a vitória de Bolsonaro.
"Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições", disse Heleno.
O então chefe do GSI conclui: "E vai chegar a um ponto que nós não vamos poder mais falar. Nós vamos ter que agir. Agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas. Isso para mim é muito claro".
A PF deflagrou na quinta (8) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito.
Ocorrida em um contexto de forte ofensiva de Bolsonaro contra a lisura das urnas eletrônicas, a reunião da cúpula do governo contou com a presença, entre outros, de Augusto Heleno, do então ministro da Justiça, Anderson Torres, e do então ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira.
"A descrição da reunião de 5 de julho de 2022, nitidamente, revela o arranjo de dinâmica golpista, no âmbito da alta cúpula do governo, manifestando-se todos os investigados que dela tomaram parte no sentido de validar e amplificar a massiva desinformação e as narrativas fraudulentas sobre as eleições e a Justiça eleitoral", escreveu Alexandre de Moraes em sua decisão.
Leo Santana coloca foliões para dançarem ao som de ‘Perna Bamba’ neste domingo no Campo Grande
Domingo, 11/02/2024 - 15h57
Por Redação
Leo Santana coloca foliões para dançarem ao som de ‘Perna Bamba’ neste domingo no Campo Grande
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
A aposta do cantor Leo Santana no carnaval já está na boca dos foliões. Neste domingo (11) durante a sua passagem pelo circuito Osmar (Campo Grande), o artista colocou o público para dançar e cantar em coro o hit “Perna Bamba”, gravado em parceria com Tony Sales, vocalista do Parangolé.
O GG saiu em trio sem cordas, arrastando uma centena de pessoas, e ainda hoje fará uma verdadeira maratona, com shows em Olinda (PE) e São José do Rio Preto (SP) após a folia na capital baiana.
Após apagão na Barra, diretor de Iluminação Pública de Salvador alerta para uso de serpentinas metálicas
Domingo, 11/02/2024 - 15h42
Por Maurício Leiro / Camila São José
Após apagão na Barra, diretor de Iluminação Pública de Salvador alerta para uso de serpentinas metálicas
Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias
O apagão na Barra na noite deste sábado (10) foi classificado pelo diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães, como “fato isolado” nos circuitos da folia soteropolitana. A queda de energia afetou o trecho entre o Farol da Barra e o Cristo, no circuito Dodô (veja aqui).
“Por volta das 23h, nós identificamos um apagão na passarela do carnaval, entre a Barra e a Ondina, ali no trecho entre o Caranguejo do Farol e o Barravento, imediatamente acionamos as equipes da Coelba, que de prontidão colocou as equipes do plantão para percorrer todo o circuito para identificar onde foi esse problema. Identificamos o problema, fizemos os testes para fazer o acionamento da religação da energia. Um pouco menos de uma hora de relógio solucionamos o problema, não tivemos mais intercorrência nenhuma, então acredito que foi um fato isolado”, detalhou em entrevista ao Bahia Notícias neste domingo (11)
Magalhães ainda orientou quanto ao uso da serpentina metálica. Conforme o diretor, o incidente deste sábado poderia ter sido mais grave por conta do artefato.
“A gente faz um apelo às pessoas, aos equipamentos, trios elétricos e também as bandas, que as serpentinas metálicas não podem influenciar tanto como ela influenciou ontem, causando essa falta de energia. Eles jogam esses artefatos, a gente entende que os trios ficam cada vez mais modernos, tecnológicos, mas temos que respeitar e preservar as vidas humanas. Ontem poderia ter sido rompido um cabo, causado um problema muito mais grave, mais sério, ceifando vidas, como foi exemplo de outros locais aí no interior de Minas ou de São Paulo – me recordo bem que matou 14 pessoas”, alertou.
“Então a gente faz aqui novamente um apelo: que as bandas, os trios e os transeuntes, também os foliões de sacadas de prédio, não arremessem esses artefatos que a rede está ali exposta e pode causar um prejuízo muito grande para o nosso carnaval que está tão bonito, que está tão cheio e a gente tem aqui o cuidado de fazer o carnaval mais iluminado do planeta”.
“Por volta das 23h, nós identificamos um apagão na passarela do carnaval, entre a Barra e a Ondina, ali no trecho entre o Caranguejo do Farol e o Barravento, imediatamente acionamos as equipes da Coelba, que de prontidão colocou as equipes do plantão para percorrer todo o circuito para identificar onde foi esse problema. Identificamos o problema, fizemos os testes para fazer o acionamento da religação da energia. Um pouco menos de uma hora de relógio solucionamos o problema, não tivemos mais intercorrência nenhuma, então acredito que foi um fato isolado”, detalhou em entrevista ao Bahia Notícias neste domingo (11)
Magalhães ainda orientou quanto ao uso da serpentina metálica. Conforme o diretor, o incidente deste sábado poderia ter sido mais grave por conta do artefato.
“A gente faz um apelo às pessoas, aos equipamentos, trios elétricos e também as bandas, que as serpentinas metálicas não podem influenciar tanto como ela influenciou ontem, causando essa falta de energia. Eles jogam esses artefatos, a gente entende que os trios ficam cada vez mais modernos, tecnológicos, mas temos que respeitar e preservar as vidas humanas. Ontem poderia ter sido rompido um cabo, causado um problema muito mais grave, mais sério, ceifando vidas, como foi exemplo de outros locais aí no interior de Minas ou de São Paulo – me recordo bem que matou 14 pessoas”, alertou.
“Então a gente faz aqui novamente um apelo: que as bandas, os trios e os transeuntes, também os foliões de sacadas de prédio, não arremessem esses artefatos que a rede está ali exposta e pode causar um prejuízo muito grande para o nosso carnaval que está tão bonito, que está tão cheio e a gente tem aqui o cuidado de fazer o carnaval mais iluminado do planeta”.
Filhos de Jorge celebra elogios recebidos por críticos da música baiana: “Grande responsabilidade”
Domingo, 11/02/2024 - 15h40
Por Ana Clara Pires / Bia Jesus
Filhos de Jorge celebra elogios recebidos por críticos da música baiana: “Grande responsabilidade”
Foto: Juracy Feitosa / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias
Desfilando no circuito Osmar (Campo Grande) neste domingo (11), a banda Filhos de Jorge falou sobre as experiências vividas no Carnaval 2024. O ano marca o 15º carnaval da banda, e o segundo puxando o próprio trio.
“A gente está muito feliz, esse é o 15º Carnaval da Filhos de Jorge. Nessa formação realmente foram poucas experiências no trio, principalmente no Carnaval de Salvador. Hoje é o dia da nossa pipoca. A gente está feliz de poder levar o nosso som aqui para o circuito do Campo Grande, o circuito Osmar, o circuito tradicional, o circuito que a gente tem muito carinho e que reúne a família, reúne as crianças, a galera que gosta de vestir fantasia. A pipoca tem um gostinho diferente e a gente está nessa expectativa de encontrar o pessoal nessa energia.”, disse Arthur Ramos.
“A gente fica muito feliz porque a Filhos de Jorge consegue trazer essa galera, essa galera que está afim de extravasar, essa galera que está afim de trazer a família. A gente sabe que geralmente dá mais desse. Domingo, né? Tem muitas crianças na rua, e a gente gosta muito disso, a gente gosta de shows que as crianças estão coladas. Então, a banda do Balanço ficou muito feliz com essa possibilidade de estar aqui no Campo Grande”, completa Papito Gomes.
Sobre a repercussão do carnaval da banda feita pelos críticos e compositores baianos, os integrantes se dizem felizes:
“É uma responsabilidade grande. A gente acompanha tudo, né? No twitter então, misericórdia. É uma grande responsabilidade, mas que a gente leva com muita leveza, muito carinho mesmo, porque a gente faz tudo de maneira muito natural, fluida, a gente gosta desse processo que a gente tem vivido. E, ao mesmo tempo, a perna bambeia por. Porque são pessoas que são referências para a gente, que querendo ou não a gente é mais novo, estamos chegando agora, a gente tem um olhar de admiração para essas pessoas que falam da gente, né? O feedback do nosso público também é muito importante porque é um termômetro para saber se a gente está no caminho certo, se a gente recua e a gente fica muito atento a isso. E ao mesmo tempo curtindo todo o passo que a gente dá, a gente curte, a gente celebra, acho que tem que ser assim mesmo, tem que ir um passinho de cada vez para a gente chegar onde a gente estiver.”, declarou Arthur.
“Mano é um queridaço nosso, né? A gente até fez um lançamento agora com o Jamil e a gente estava junto, eu vi esse tweet sobre ele, ele faz um balanço sobre todo mundo que passou na barra. E a gente fica muito feliz porque, primeiro, nossos fãs, né? Eles colam com a gente, eles sonham os nossos sonhos, eles colam nas nossas loucuras, nossos parceiros, nossos amigos, os grandes amigos. Críticos da música baiana, a gente fica muito feliz porque a gente está aqui para fazer esse trabalho realmente, um trabalho consciente, um trabalho leve, um trabalho extremamente musical, onde os músicos possam curtir, a galera que não entende muito de música, mas só sente, a galera que sente a música, possa curtir também, é nessa felicidade, é nessa vibração que a gente segue.”, finalizou Papito.
Circuito Dodô: Dez celulares são recuperados pela GCM com dupla acusada de furto
Domingo, 11/02/2024 - 15h40
Por Redação
Circuito Dodô: Dez celulares são recuperados pela GCM com dupla acusada de furto
Foto: Divulgação / GCM
No terceiro dia do Carnaval de Salvador, uma patrulha da Guarda Civil Municipal deteve uma dupla acusada por foliões de cometerem furtos na Barra. Com os suspeitos – um homem e uma mulher – foram recuperados dez aparelhos de celular, R$ 1.315 em espécie, cartões de crédito e um cigarro de maconha. Os acusados foram apresentados na unidade da Polícia Civil, localizada próxima ao Victória Center, onde três vítimas também se apresentaram.
Ainda durante a última noite, foi registrado o encaminhamento de um homem que invadiu um posto de Assistência Social, na Avenida Centenário, alegando estar sendo ameaçado por integrantes de uma facção, além de outros registros por furtos, vias de fato e apoio durante o incêndio de um carrinho de ambulante no circuito do Campo Grande.
Foram registradas nove ocorrências, número ainda menor que o mesmo período do Carnaval 2023: dez registros. A GCM contabilizou ainda um total de 137 atendimentos referentes a apoio aos órgãos públicos, 147 ações de patrulhamento preventivo e 50 abordagens.
Até agora, nos três circuitos da folia, 3.031 crianças foram identificadas com pulseiras e 24 documentos foram encontrados.
Prefeito sugere “supersábado” de carnaval no Campo Grande para folia de 2025; "muito cheio", diz
Domingo, 11/02/2024 - 15h27
Por Fernando Duarte / Francis Juliano
Prefeito sugere “supersábado” de carnaval no Campo Grande para folia de 2025; "muito cheio", diz
Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), sugeriu uma espécie de “supersábado” para o próximo carnaval soteropolitano. A fala ocorreu durante coletiva de imprensa deste domingo (11).
Reis avaliou que o número de pessoas no sábado de carnaval tem aumentado a cada ano, o que favorece a criação de mais espaços para a folia no Campo Grande [Circuito Osmar].
“No sábado tem muita gente que ainda não chegou, ou porque trabalha quinta e sexta aqui em Salvador ou vem de fora. O sábado é o dia mais cheio, tradicionalmente. Então, é uma sugestão paro o ano que vem fazer um sábado forte aqui, ou seja, criar mais um dia aqui no Campo Grande pra equilibrar mais”, disse Buno Reis.
Segundo ele, um dos problemas a serem resolvido é no setor de ambulantes, que teriam mais condição de vender seus produtos, já que o público estaria distribuído.
Militar suspeito de envolvimento em tentativa de golpe é preso após voltar dos EUA
Domingo, 11/02/2024 - 15h20
Por Redação
Militar suspeito de envolvimento em tentativa de golpe é preso após voltar dos EUA
Foto: Reprodução / Metrópoles
O coronel do Exército, Bernardo Romão Correa Neto, foi preso, neste domingo (11), após desembarcar em Brasília, vindo dos Estados Unidos. O militar é o quarto alvo dos mandados de prisões preventivas expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, na última quinta-feira (08), na Operação Tempus Veritatis.
O militar foi recebido no aeroporto pela Polícia Federal, que cumpriu os procedimentos de prisão e busca pessoal. Foram apreendidos três passaportes e um telefone celular. O coronel foi entregue à Polícia do Exército para ficar sob custódia da instituição. Ele é investigado por crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado democrático de direito, durante o governo Bolsonaro.
A investigação encontrou diálogos de Mauro Cid com Correa Neto, à época no Comando Militar do Sul, que indicam que o coronel intermediou o convite para uma reunião no dia 28 de novembro de 2022, em Brasília. Ele teria sido responsável por selecionar “apenas oficiais formados no curso de forças especiais (kids pretos), providos, pois, de técnicas militares úteis para a consumação do golpe de Estado, e assistentes dos generais supostamente aliados”, segundo as apurações.
Segundo o G1, a prisão dele foi justificada pela possibilidade de interferência nas investigações. Até o momento, a operação já prendeu quatro suspeitos, sendo os outros três: Filipe Martins, ex-assessor especial de Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel da reserva do Exército e assessor do ex-presidente, e Rafael Martins, tenente-coronel do Exército.
Bruno Reis nega ser candidato de Lula para reeleição: "O povo vai escolher o melhor"
Domingo, 11/02/2024 - 15h05
Por Fernando Duarte / Leandro Aragão
Bruno Reis nega ser candidato de Lula para reeleição: "O povo vai escolher o melhor"
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
Atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) negou que disputará a reeleição como candidato da base do presidente Lula (PT). Neste domingo (11), quarto dia do Carnaval, o chefe do executivo da capital baiana disse que o povo é soberano para escolher que é o melhor para governar a cidade nas eleições municipais programadas para acontecerem neste ano.
"Primeiro que eu não sou candidato e, se vier a ser, serei candidato do povo da minha cidade, que quer uma cidade cada vez melhor, uma cidade que a gente possa realizar sonhos maiores do que nós já construímos até aqui. Tenho muito respeito ao presidente, ao ex-presidente, ao governador, aos ex-governadores, ao ex-prefeito da nossa cidade, mas aqui em Salvador, o povo é quem vai decidir a eleição. O povo de Salvador é independente, soberano, autônomo vai escolher quem for melhor para governar essa cidade. Caso eu venha decidir pela minha candidatura, vou trabalhar muito para que o povo decida por mim", afirmou.
Partido de direita, o União Brasil controla três ministérios da gestão do PT na presidência da república. No entanto, as duas siglas se colocam em lados oposto na Bahia. Vice-governador de Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldo Júnior (MDB) é o pré-candidato petista para a disputa pelo principal cargo de Salvador.
Hóspede é morto em quarto de hotel no sudoeste baiano
Domingo, 11/02/2024 - 15h00
Por Redação
Hóspede é morto em quarto de hotel no sudoeste baiano
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste
Um homem de 47 anos foi encontrado morto, neste sábado (10), no quarto de um hotel no município de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia. Segundo informações do local, a vítima foi encontrada por um funcionário do estabelecimento.
De acordo com o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o homem foi identificado como Ariosvaldo Gonçalves Teles. A polícia informou que um funcionário do hotel relatou aos militares que suspeitou da ausência do hóspede no horário do café da manhã e, posteriormente, também no almoço. Quando se dirigiu ao quarto para saber o que havia ocorrido, notou que a porta estava aberta e o homem caído ao solo.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado e o caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.
Bruno Reis confirma show de Bell Marques em homenagem aos 50 anos de carreira no aniversário de Salvador
Domingo, 11/02/2024 - 14h40
Por Mauricio Leiro / Eduarda Pinto
Bruno Reis confirma show de Bell Marques em homenagem aos 50 anos de carreira no aniversário de Salvador
Foto: Rafael Caribé / Bahia Notícias
Em entrevista coletiva, neste domingo (11), o prefeito Bruno Reis confirmou show de Bell Marques em comemoração aos 50 anos de carreira do artista. A apresentação deve ocorrer no dia do aniversário de Salvador, dia 29 de março.
O secretário de cultura do município, Pedro Tourinho, deu mais detalhes sobre a festa. “O prefeito vai soltando as pistas. Ontem, eu fechei essa negociação do aniversário de Salvador. E envolve alguns eventos, pelo menos dois. Mas sem dúvidas será algo que nunca aconteceu em Salvador. Homenageando artistas como esse [Bell Marques] e outros”.
Tourinho afirmou ainda que a Globo será a emissora oficial do evento.
VÍDEO: Hebert Conceição brinca com foliões trocando socos: “Meus alunos aí”
Domingo, 11/02/2024 - 14h32
Por Redação
VÍDEO: Hebert Conceição brinca com foliões trocando socos: “Meus alunos aí”
Foto: Reprodução / Instagram
Em seu Instagram, na tarde deste domingo (11), no circuito Barra-Ondina, o boxeador e campeão olímpico, Hebert Conceição, publicou um vídeo em que filma, de cima do trio da Timbalada, foliões trocando socos no ritmo dos tambores da banda.
No final da filmagem, Hebert aparece no vídeo e diz “São meus alunos aí”, confira abaixo:
Bruno Reis comenta visita de Arthur Lira à Salvador e define favorito para disputa à Câmara dos Deputados
Domingo, 11/02/2024 - 14h20
Por Fernando Duarte / Eduarda Pinto
Bruno Reis comenta visita de Arthur Lira à Salvador e define favorito para disputa à Câmara dos Deputados
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
O prefeito Bruno Reis, comentou, neste domingo (11), sobre a visita do presidente da Câmara dos Deputados à Salvador e encontro com o governador Jerônimo Rodrigues. “É bem-vindo à nossa cidade”, declarou ele em entrevista coletiva.
Sobre o encontro de Lira com Elmar Nascimento e Jerônimo, Bruno afirmou que “Lira é um amigo. Esteve aqui no Réveillon, está agora no Carnaval. Elmar, líder do meu partido na Câmara é pré-candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, e tem que ir ao Presente da República, aos governadores, aos prefeitos das capitais ou prefeitos que possam ajudar de alguma forma. Acho que esse digamos assim todo esse trabalho faz parte e isso já morreu aqui comigo”
E completou: “Acho que Elmar está certíssimo em ter essa postura, até porque você quando é presidente de uma casa, você é presidente de todos os deputados de todos os partidos”. O encontro entre o presidente da Câmara, Elmar Nascimento e Jerônimo Rodrigues ocorreu, neste sábado (10), em um café da manhã no Palácio de Ondina.
Ainda sobre a disputa à presidência da Câmara, Bruno define Elmar como seu favorito para a disputa. “Elmar é um companheiro de um das caminhadas. Defendeu o meu nome para ser prefeito. E o que eu puder fazer para Elmar ser presidente da Câmara, vou fazer. O que eu sei, primeiro, que é bom para Salvador. Segundo, eu estou com certeza que será muito bom também para o Brasil. Então, é óbvio que minha torcida é total e integral por Elmar”, ressaltou. (Atualizada às 14h26)
Bruno Reis fala sobre o fechamento dos pontos de acesso ao circuito Barra-Ondina após superlotação
Domingo, 11/02/2024 - 14h00
Por Fernando Duarte / Eduarda Pinto
Bruno Reis fala sobre o fechamento dos pontos de acesso ao circuito Barra-Ondina após superlotação
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
Os pórticos de acesso ao circuito Dodô, na Barra-Ondina, foram fechados neste sábado (10), após a superlotação do circuito. O prefeito Bruno Reis comentou, neste domingo (11), o ocorrido e definiu a ocorrência como “histórica”.
“O dia do sábado é o dia que mais as pessoas vão aquele circuito. A gente, por mais que esteja preparado para oferecer o serviço, quando há uma superlotação como ontem, dificulta e muito a nossa operação. Pela primeira vez na história do carnaval, os postos de acesso, tiveram que ser fechados”, declarou Bruno. As entradas dos circuitos foram fechadas ontem por volta das 18h30.
“Nunca antes na história da cidade teve tanta gente como ontem. O carnaval com maior participação popular da história da cidade”, ressaltou o prefeito. Segundo a contagem da Polícia Militar, cerca de 2 milhões de foliões passaram pelo circuito Barra-Ondina no sábado.
Reconhecimento Facial da SSP contabiliza cerca de 2 milhões de pessoas no sábado de Carnaval em Salvador
Domingo, 11/02/2024 - 14h00
Por Redação
Reconhecimento Facial da SSP contabiliza cerca de 2 milhões de pessoas no sábado de Carnaval em Salvador
Foto: Vitor Barreto/ Ascom SSP
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) contabilizou cerca de 2 milhões de pessoas nos três circuitos do Carnaval de Salvador, neste sábado (10). Segundo a pasta, o público é recorde do evento até o momento.
Mais de um milhão de pessoas passaram pelos Portais de Abordagem no circuito Dodô (Barra/Ondina). Outros 700 mil foliões acessaram o percurso Osmar (Campo Grande) e 184 mil curtiram no Batatinha (Centro Histórico).
O terceiro dia da festa registrou o recorde de público até o momento. Na quinta-feira, pouco mais de 1,2 milhão de pessoas celebraram o Carnaval. Na sexta participaram do evento 1,4 milhão de foliões.
NÚMEROS ACUMULADOS
No acumulado, 4,6 milhões de pessoas brincaram nos três circuitos da folia, durante o Carnaval de Salvador.
Cerca de 2,6 milhões passaram pelo circuito Dodô (Barra), 1,6 milhão no percurso do Campo Grande e 395 mil curtiram no Centro Histórico de Salvador (CHS).
A ferramenta promove a contabilidade do público a partir da captura das faces. As repetições são descartadas. O indicativo de público auxilia no emprego das equipes policiais e de bombeiros ao longo de todo o evento.
MC Daniel explica uso de substância no nariz após vídeo viralizar nas redes sociais
Domingo, 11/02/2024 - 13h45
Por Redação
MC Daniel explica uso de substância no nariz após vídeo viralizar nas redes sociais
Foto: Reprodução / Instagram
O funkeiro paulista MC Daniel viralizou, na última sexta-feira (09), após a divulgação de um vídeo onde ele aparece fazendo uso de uma substância no nariz, durante uma aparição no trio elétrico da cantora Anitta, em Salvador. O cantor veio a público neste sábado (11) para esclarecer o caso.
“Disseram que eu estava cheirando para cantar. É soro fisiológico para poder limpar a área nasal. Vocês insistem em tentar me derrubar. A luz vem de Deus. Fiz um show incrível. Beijo no coração”, disse Daniel. E completou: “Tentam sujar minha imagem de qualquer jeito, até com Neosoro e fono para cantar no bloco”.
Anitta também saiu em defesa do amigo e publicou uma mensagem em suas redes sociais, sobre o ocorrido. “Essa pessoa de branco ao lado dele é minha fono. Ela deu soro pra ele e foi isso que ele colocou no nariz assim como eu tambem. ????”, escreveu a cantora.
Para melhorar logística no Carnaval, prefeito de Salvador proíbe desfile de blocos na Barra durante período da manhã
Domingo, 11/02/2024 - 13h43
Por Fernando Duarte / Gabriel Lopes
Para melhorar logística no Carnaval, prefeito de Salvador proíbe desfile de blocos na Barra durante período da manhã
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, decidiu suspender as apresentações de blocos no circuito Dodô (Barra-Ondina) durante o período da manhã. A decisão, segundo o gestor municipal, tem o objetivo de melhorar a logística do Carnaval na capital baiana.
Durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (11), no Campo Grande, Bruno Reis disse que os desfiles matutinos impactam a operação da prefeitura e a organização de camarotes ao longo do percurso.
"Que também é outra coisa para se tentar compatibilizar que é o início do desfile lá na Barra-Ondina a tarde. Muitos artistas fazem dois shows no mesmo dia, então querem começar mais cedo porque tem outros compromissos mais tarde. Isso exige também que a operação que seja mais célere, talvez as pessoas não enxerguem a magnitude e a complexidade dessa operação somada a diversos caminhões que estão abastecendo os camarotes, somada aos caminhões da prefeitura de limpeza", iniciou durante o bate-papo com os jornalistas.
"Já é uma decisão que eu estou comunicando aqui. Ontem de manhã tiveram blocos infantis na Barra. Não dá para ter porque não tem como ter bloco desfilando, trio voltando, caminhão abastecendo o camarote e caminhão fazendo limpeza. Ano que vem os blocos infantis vão desfilar de manhã no Campo Grande ou em outro local da cidade mas não dá para ser percurso Ondina-Barra. Não dá pra ter nenhum desfile. Hoje por exemplo teria um bloco gospel de manhã, nós combinamos e suspendemos. Porque é incompatível, isso dificulta a operação", acrescentou.
Além disso, o prefeito destaca a necessidade de regulamentar os blocos a partir de 2025, em especial as dimensões dos trios elétricos. "Já é uma decisão que eu estou comunicando aqui. Ontem de manhã tiveram blocos infantis na Barra. Não dá para ter porque não tem como ter bloco desfilando, trio voltando, caminhão abastecendo o camarote e caminhão fazendo limpeza", afirmou.
"Ano que vem os blocos infantis vão desfilar de manhã no Campo Grande ou em outro local da cidade mas não dá para ser percurso Ondina-Barra. Não dá pra ter nenhum desfile. Hoje por exemplo teria um bloco gospel de manhã, nós combinamos e suspendemos. Porque é incompatível, isso dificulta a operação", finalizou o prefeito.
Oh Polêmico é notificado pelo MP-BA para esclarecer fala supostamente homofóbica: "Monte de homem se beijando"
Domingo, 11/02/2024 - 13h40
Por Redação
Oh Polêmico é notificado pelo MP-BA para esclarecer fala supostamente homofóbica: "Monte de homem se beijando"
Foto: Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes / Bahia Notícias