Emancipado em 19 de março de 1985 do município de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra elegeu Pedro Falconery Rios seu primeiro prefeito que foi empossado em 01 de janeiro de 1986. Depois de nove eleições para escolha de prefeitos e vereadores, pela segunda vez uma mulher coloca seu nome para prefeita. Zeide da Farmácia, esposa do ex-prefeito Antônio Joilson, vai tentar conquistar o que Dona Maria Raimunda, esposa do também ex-prefeito, saudoso Hidelfonso Vitório, não conseguiu. Zeide Freitas, mais conhecida por Zeide da Farmácia anunciou oficialmente sua pretensão de disputar a eleição em outubro com o lançamento de sua pré-campanha na noite de sexta-feira, 08 de março, marcante por ser o Dia da Mulher.
Ainda sem vice – Quatro pessoas disputam a vaga de vice-prefeito de Zeide. Segundo o presidente do União Brasil, partido pelo qual Zeide vai para disputa, Esmeraldo Carneiro, só em julho este nome será anunciado. Até lá, Altemar da Conecta (SD), Gil de Vardinho (PR), Miinho de Piroquinha (UB) e Iraneide Araújo (PSDB), trabalham para serem escolhidos.
Altemar da Conecta, ao ser anunciado pelo locutor, foi recepcionado com palmas e muitos fogos. Em seu pronunciamento deixou claro que não tem pressa em ser prefeito e garantiu a Zeide que irá caminhar junto também em sua possivel reeleição em 2028.
Gil de Vadinho garantiu que não haverá crise entre os pré-candidatos a vice-prefeito. “Todos nós estamos unidos para eleger Zeide a primeira mulher prefeita de Pé de Serra”, falou Gil.
Miinho foi o vice-prefeito no período de 2017 a 2020 do esposo de Zeide, Antonio Joílson, e agora quer retornar ao executivo.
Prefeitos convidados – Os prefeitos de Riachão do Jacuípe, Carlos Matos e de Camaçari, Antônio Elinaldo, ambos do União Brasil, estiveram presentes ao evento. Carlinhos, como é conhecido o prefeito de Riachão do Jacuípe, disse que ele sempre tem lado na política e em Pé de Serra seu lado é o que vem apoiando Zeide.
O prefeito de Camaçari, Elinaldo, disse ao CN que desejava conhecer Pé de Serra por ouvir o deputado federal Paulo Azi falar tão bem do município.
Deputados marcaram presença – O deputado federal e presente do UB na Bahia, Paulo Azi, disse que tem 22 anos na política e chegou a Pé de Serra em 2001 levado pelo ex-prefeito Zé de Durval. “São seis eleições com votações expressivas”, falou Azi.
O deputado estadual Luciano Araújo, presidente do Solidariedade, disse que o partido vai ajudar na eleição da primeira prefeita de Pé de Serra e tem Altemar da Conecta como membro da legenda para formação da chapa.
Movida pela fé – Demonstrado ser uma mulher de fé e frequentadora de igreja evangélica, Zeide da Farmácia fez uma oração bem fervorosa pedindo a Deus que fosse feita “sua vontade”. Ela citou os nomes das comunidades e seus líderes e contou sua história de vida.
O evento teve início com a pregação de um pastor e foi animado com musicas evangélicas e a “mulher disparou”, de Karkara e Vilões do Forró.
Veja também
https://www.calilanoticias.com/2024/03/multidao-se-reune-em-pe-de-serra-em-apoio-a-zeide-da-farmacia-lancada-como-pre-candidata-a-prefeita