Mesmo com reservas, pelo menos no primeiro tempo, o Bahia dominou o Jequié e venceu a partida de ida das semifinais do Campeonato Baiano por 1 a 0, na tarde deste sábado. No Waldomirão, em Jequié, as duas equipes fizeram primeiro tempo equilibrado mas, na etapa final, só deu o Esquadrão, que controlou o confronto e criou boas chances de marcar depois que Ceni mandou cinco titulares pra campo O gol, porém, só saiu aos 42 minutos, após David Duarte aproveitar cobrança de escanteio e marcar de cabeça.
Primeiro tempo – Jequié e Bahia fizeram um primeiro tempo equilibrado. O Tricolor teve mais posse de bola ao longo de toda a etapa inicial, mas foi o time do Jipão que mais levou perigo no início da partida, com duas boas chances com Capa e Alex, pelo seu lado esquerdo, que pararam em Adriel. Aos poucos os visitantes conseguiram traduzir o domínio em boas oportunidades. Em uma delas, Cicinho descolou ótimo passe para Rafael Ratão, que cortou marcador e chutou fraquinho. Na melhor, Juba driblou o goleiro e tocou para o gol, mas a defesa da equipe da casa conseguiu afastar em cima da linha.
Segundo tempo – A etapa final teve o Bahia muito melhor que o Jequié. O Tricolor jogou praticamente só no campo de ataque e melhorou quando Rogério Ceni lançou os titulares na partida, casos de Caio Alexandre, Jean Lucas e Thaciano, por exemplo. A equipe quase marcou com Luciano Juba, em cabeçada dentro da área, e David Duarte, em chute que tirou tinta da trave. E nem mesmo quando Cicinho se machucou e precisou jogar no sacrifício a equipe baixou o ritmo. Aos 40 minutos, Thaciano desperdiçou chance incrível na pequena área. Sorte dele que, no lance seguinte, David Duarte aproveitou cobrança de escanteio para abrir o placar. Do outro lado, o Jequié penou para encaixar contra-ataques e só assustou Adriel uma vez, após Kaynan invadir a área e finalizar por cima.
Próximos jogos e como fica
Bahia e Jequié se reencontram daqui a uma semana, desta vez na Arena Fonte Nova, também às 16h (horário de Brasília).
Com o triunfo, o Bahia joga por qualquer empate para avançar para a final. O Jequié vai precisar vencer por dois gols de diferença para se classificar ou por um para levar a disputa para os pênaltis.
Antes desse jogo, o Tricolor vai a Caxias do Sul na terça, 12, enfrentar o time que tem o mesmo nome da cidade em duelo válido pela Copa do Brasil.
CN | Globo Esporte