Tem um ditado que diz ‘futebol é uma caixinha de surpresa’ essa frase também pode servir na politica. Quem podia imaginar que durante a pré-campanha da eleição municipal de Monte Santo no território do sisal em 2020, a esta altura, Silvania Matos (PSB) e Itácia Andrade (PSD) selavam a união e formaria a chapa da oposição para concorrer a Prefeitura contra Edivan Fernandes de Almeida, popularmente conhecido por Vando (PSC) que buscava a reeleição, saisse vitoriosa e quatro anos depois acontecesse o rompimento e as duas se confrontassem?
Isto aconteceu, é real, Itácia Andrade vinha em pré-campanha para prefeita ao lado de Everaldo Joel que também almejava a futura candidatura e na manhã desta quarta-feira, 17, após uma reunião envolvendo Vando, cunhado de Everaldo e Jorge Andrade, pai de Itácia definiram, não se sabe por qual critério, que Itácia irá encabeçar a futura chapa com Everaldo na vice.
A futura coligação será formada por cinco partidos: PDT, MDB, PSD. Avante e Podemos. No momento conta com cinco, dos quinze vereadores.
Vando contou ao repórter Jota Neto que esse grupo já teve grandes vitórias, mas que em 2012 se dividiu e ele e Jorge Andrade ficaram em lados opostos e ele fez uma oposição respeitosa, [após Jorge Andrade vencer Zevaldo que era o vice de Everaldo], e essa relação continuou. “Hoje aqui, nós estamos mais uma vez consagrando essa união, essa chapa vai ser da união, a chapa de Monte Santo e a chapa da vitória com Itácia pré-candidata a prefeita e Everaldo pré-candidato a vice. Estamos juntos, vamos a vitória com fé em Deus”, afirmou Vando.
Everaldo disse que sua trajetória política começou no grupo liderado por Jorge Andrade de quem recebeu o apoio quando se candidatou pra vereador, para prefeito em 2004, reeleição em 2008, “ocorreu o distanciamento de 2012, mas agora estamos juntos e com fé em Deus vamos colocar essa jovem na prefeitura”, disse Joel.
Jorge Andrade atribui a Deus a união de Itácia e Everaldo, e ele e Vando e com ajuda dele [Deus] sairão vitoriosos porque o povo de Monte Santo precisa, “o povo de Monte Santo está precisando de acolhimento, precisa ter o prefeito e o vice-prefeito junto com o povo”, falou Andrade popularmente conhecido como ‘Queridinho’.
Jota Neto ao fazer um breve comentário sobre a saúde de Monte Santo, destacou o trabalho realizado pelos ex-prefeitos Jorge Andrade, Everaldo e Jorge, segundo ele a atual prefeita não deu continuidade e houve uma regressão na área de saúde.
Itácia Andrade que é enfermeira e ex-secretária de Saúde disse que vai estar cuidado de cada um montessantense e que a saúde tem jeito, para isso precisa valorizar a atenção básica e ter a alta e média complexidade para todos àqueles que necessitam, nós precisamos acolher o nosso povo com dignidade e respeito, fazer com que a Prefeitura volte a ser a casa do povo”.
Itácia encerrou dizendo que estão unidos firmes e fortes com respeito e com dignidade.