A noite de terça-feira, dia 23 de abril 2024, ficou marcada pelo lançamento das pré-candidaturas a prefeito, vice e vereador pelo Partido Social Democratico (PSD) e Solidariedade, no município de Valente, território do sisal.
O ato que aconteceu no Sítio de Miranda, no Povoado Santana contou com a presença de lideranças políticas locais, dos deputados estaduais Luciano Araújo (SD) e Alex da Piatã (PSD), quando foi referendado o nome do ex-prefeito de Valente, Professor Marcos Adriano, com pré-candidato a prefeito pelo PSD e o vereador Sissi de Daniel (SD) a vice.
Na oportunidade foram apresentados todos os pré-candidatos a vereador, no total de 24, sendo 12 de cada legenda para concorrerem as eleições de 6 de outubro. Pelo PSD: Tatau (presidente da Câmara), Guiu, Gabi Gás, Fabrício Martins, Igor Mascarenhas, Gil, Wallas Dias, Rosinha Trilheira, Jéssica, Pró Miriam, Ana Mary, e Keila da Varginha. Veja foto abaixo (obs: as pré-candidatas Jéssica e Geisa justificaram a ausência)
O deputado Alex da Piatã disse que ficou muito feliz pela grande representatividade deste no grupo, pelos grandes nomes que aderiram ao Projeto de recolocar Marcos Adriano na prefeitura. Segundo o parlamentar tem muita vontade de fazer muito mais por Valente, assim como os senadores, governador Jerônimo e o presidente Lula, e que isto se torna mais fácil com uma gestão parceira na prefeitura um prefeito e vice e uma maioria na Câmara “nós vamos ter a oportunidade de construir uma Valente muito diferente do que ai está”, afirmou Alex da Piatã. Ao se referir ao nome de Marcos como pré-candidato, ele disse que percebe que partiu do povo.
Pré-candidatos do Solidariedade
Guto da Saúde, Luizinho, Adeilson Oliveira, Ito de Dermí, Guinho de Ivo, Lelo, Walas Dias, Bubu dos Correios, Ademario Laje, Pró Mariana Carneiro, Negão de Tó, Fabiana Gordiano, Mainara Silva, Meylza e Sara Souza. Veja foto abaixo
Deputado Luciano Araújo também projeta trabalhar mais por Valente, ele que ressalta em seus discursos que o prefeito da cidade que é seu rival político inviabiliza a chegada dos beneficios que a população tanto espera, mas acredita que em caso de vitória de Marcos e Sissi que ele aposta muito nisso, a realidade será outra. Ainda assim ele garantiu que as ações que não passam pela prefeitura tem acontecido como por exemplo a entrega de trator a associação, melhoria na tubulação de rede de água entre outros.
Foi citado um novo grupo, porém representado por muitas lideranças que estão surgindo e também tradicionais da política valentense da situação e da oposição, e esta realidade de acordo com Luciano Araújo e atribui a Marcos Adriano que tem a facilidade de unir, “acredito que somente Marcos em Valente hoje para juntar essa quantidade de lideranças, pela sua credibilidade, caráter, humilde e acima de tudo por ter feito um bom trabalho como gestor e que foi praticamente expulso do mandato, caluniado pelo atual prefeito que na época queria sentar na cadeira, e ele como sempre com a sua correção, abriu mão quando poderia muito bem ir para reeleição e se tivesse feito isso teria o apoio da oposição e certamente seria reeleito”, afirmou Luciano Araújo.
Um fato que chama atenção desse novo grupo é que inicia a pré-campanha com maioria na Câmara, ou seja, dos 11 vereadores que compõe a Casa Legislativa, 7 (contando com Sissi) estão no Projeto PSD/SD para recolocar Marcos Adriano na Prefeitura, onde teve passagem entre janeiro de 2017 a dezembro de 2020.
Dos 7 vereadores que agora estão compondo a base de oposição, cinco vão tentar a reeleição [Guto da Saúde, Gabi Gás, Tatau da Saúde, Guiu da Valilândia e Luizinho], mas se levar em consideração dos que não irão, é o caso de Sissi que vai concorrer a vice mas que já designou seu filho Fabrício Martins para lhe suceder e Romilson Cedraz que depois de 9 mandatos resolveu também colocar seu filho Igor Mascarenhas, a mudança praticamente não existe. Além disso, o novo grupo conta com o 1º e 2º suplentes de vereador (Adeilson Oliveira e Kinho Motta).
O grupo liderado pelo Professor Marcos Adriano mantém diálogo com Ismael Ferreira (ex-prefeito), Dica do Posto, Teminho, Bitoco, que marcaram presença no ato de terça-feira a noite. dentre outros nomes, com o intuito de formar uma frente ampla, que dialogue com todos os setores e coloque o município de Valente no centro das discussões, inclusive conta com Guinho de Ivo que é sobrinho de Ismael e está filiado ao PSD, tendo o tio como pré-candidato a prefeito pelo PT.
O Calila Notícias perguntou a Guinho sobre sua filiação no Solidariedade, uma vez que ele sempre teve na linha de frente nas campanhas de Ismael Ferreira, e ele respondeu: “O natural teria mesmo sido minha filiação à Federação, na qual Ismael, meu tio, figura como pré-candidato a prefeito. Contudo, a insistência da Federação por, inicialmente, três pré-candidaturas a prefeito(a), e decisão pelo nome de Ismael como único pré-candidato bastante tardia, ocorrida apenas na semana passada, inviabilizou meu ingresso. Acho que as vaidades pessoais, projetos particulares de pessoas que, por força do cargo, conduzem o processo, atrapalharam essa construção. Ismael é de minhas maiores referências políticas e sociais, e espero que continuemos juntos, em mais essa eleição. Não acredito em magia, tampouco em papai noel, e tenho certeza que Ismael também não”, afirmou.
De acordo com informações, lideranças deste grupo tem mantido contato inclusive com Zé de Zeli atual vice-prefeito.
Professor Marcos Adriano que foi diretor do Colégio Estadual Wilson Lins, secretário Municipal de Educação por 08 anos e prefeito de Valente entre 2017 e 2020, ele que também, assumiu o cargo de secretário de Administração na gestão do prefeito Arismário (2021-2024), em Santaluz, disse ao Calila Notícias que está muito feliz por ter conseguido montar ‘um time novo’ e citou Dica do Posto, Juciano, Bitoco, Teminho, Guinho e na união do SD com PSD reuniu muita gente com destaque para 7 vereadores, sendo 3 do SD e 4 do PSD partido pelo qual ele irá disputar (55). “Vale ressaltar que não é só uma conquista de Marcos, é de Sissi, de Miranda, dos doutores Edil, Luís Delfino, Timótio Almeida e seu filho Dr. Alisson Almeida (ortopedista), Hilarião, Juciano da Apaeb, Dr. Manoel Lerciano (advogado), Dr. Thiago Miranda e Tássio Miranda, enfim, poderia citar todos aqui já que cada um deles tem ligação com outras lideranças, enfim, aqui somos um grupo de um mesmo pensamento, não chega para falar mal de ninguém e sim discutir o desenvolvimento de Valente”, falou Marcos.
O pré-candidato falou também como está a relação politica com Ismael Ferreira, e ele afirmou que já conversou algumas vezes com o petista, mas ele não falava pelo partido que tem Zé Silva como presidente, liderança de Leninha, mas falando por ele, a ideia é de junção, é juntar e sair pra caminhada, quem tiver em melhores condições será o candidato a prefeito e o outro indica a vice”, afirmou Marcos Adriano que disse que está satisfeito com os números das pesquisas de consumo interno.
O vereador Sissi de Daniel, morador do Distrito de Santa Rita de Cássia, está no terceiro mandato e foi o vereador mais votado na última eleição (2020), com 1.157 votos, é considerado de bom trânsito com lideranças políticas da oposição, sobretudo do PT, com quem marchou junto nas últimas eleições.
Sissi falou ao CN o que o deputado Alex tinha dito sobre a chapa Marcos Adriano e ele na vice, que foi uma vontade do povo e com isso vem numa pré-campanha com muita humildade e simplicidade, ele confessou que não esperava essa dimensão pelo menos nesta pré-campanha, mas que continuam com os pés no chão, conversando com as pessoas e o pensamento é um só, dá um rumo diferente ao município de Valente, tendo portas abertas nos governos estadual e federal”, afirmou.
Após os discursos os pré-candidatos tiveram uma palestra com orientação jurídica sobre a Lei eleitoral com o advogado Alan Lima.