O Calila Notícias tomou conhecimento na manhã desta segunda-feira, 06, que um casal, sendo o homem natural da cidade de Valente e a esposa dele de Santaluz, municípios do território do sisal da Bahia está passado por muita aflição em consequência da maior enchente da história de Rio Grande do Sul.
Quem manteve contato com nossa redação foi Rodrigo Gonçalves, dono da Farmácia Rodrigão e irmão de Renata enfermeira da cidade de Valente. Ele contou que seu irmão Rafael Gonçalves que mora na cidade de Lajeado no Vale do Taquari está sofrendo juntamente com a esposa Quele Gonçalves o mesmo drama de quase um milhão de gaúchos. Eles estão morando na cidade gaúcha há 12 anos.
De acordo com Rodrigão eles estão muito preocupados porque a cidade está ilhada, o casal reside no quarto andar de um prédio e viu o nível da água encobrir todos apartamentos do térreo, resultado na perda total de tudo que se encontra dentro dos imóveis. “E pra piorar, estamos com muita dificuldade de comunicação,falta de energia, internet muito ruim, cidade totalmente ilhada, ninguém sai e nem entra e nossa preocupação maior é que não tem água potável e existe a possibilidade de faltar alimento”, disse o irmão que está em Valente.
Rafael trabalha como vigilante no Banco do Brasil da vizinha cidade de Arroio do Meio, ambas devastadas pelas águas, sendo que as duas principais vias de acesso são duas pontes, um de ferro tida como cartão postal da cidade inaugurada em 1939, e ambas foram levadas pela forte correnteza.
Nos vídeos abaixo, envidos por Rafael mostram ele cruzando a ponte na última terça-feira, 30/04, quando relata muita água passando sob a mesma, da sacada do prédio mostrando o nível da água cobrindo todos apartamentos do térreo.
Ver essa foto no Instagram