Mesmo debaixo de chuva um grande número de pessoas marcou presença na inauguração da sede do Partido Social Democrático (PSD) do Município de Sítio do Quinto no Nordeste da Bahia na noite de sábado, 11, e na oportunidade foi lançada a pré-candidatura de Benner do Planalto para concorrer a sucessão de Jair dos Santos eleito e reeleito pelo partido nas duas últimas eleições.
O ato político contou com a presença, além de vereadores e pré-candidatos a cadeiras no Legislativo municipal, dos deputados que representam o município na Câmara Federal e Assembleia Legislativa respectivamente, Ronaldo Cajado e Alex da Piatã. O prefeito de Nova Soure Luís Cássio (PSD) popularmente conhecido por Cassinho, ele que presidente o Consórcio Regional de Saúde e o seu vice Galego, o ex-prefeito Gordo de Santa Brígida, Matheus pré-candidato a prefeito de Jeremoabo também prestigiaram o evento.
A festa do PSD foi a primeira desta pré-campanha mas quem presenciou ficou impressionado com a vibração do povo que inclusive de forma expontânea realizou carreata pelas ruas do centro, mesmo debaixo de garoa, enquanto potentes paredões animam a multidão e enalteciam o trabalho do prefeito Jair e os deputados apoiados por ele.
Uma grande estrutura foi montada na área externa da sede do PSD que pode ser uma das maiores da Bahia em local estratégico, já que fica a direita da entrada da cidade.
Discursos
Foi franqueada a palavra para a grande maioria dos políticos que foram convidados para o palanque, com destaque para o pré-candidato a vereador Carlé do Sindicato que na eleição de 2016 foi aliado de Jair, em 2020 enquanto presidente da Câmara rompeou e aderiu a oposição fazendo parte da chapa de Itinho do Planato (PSB) como candidato a vice e acabaram derrotados e está de volta ao grupo. Carlé disse que não tem dúvida que Benner que nunca sonhou ser um vereador, mas já pode se considerar prefeito de Sítio do Quinto.
Todos os discursos foram focados na gestão de Jair, o deputado Alex da Piatã perguntou se a população lembrava de como era Sítio do Quinto antes dele e a transformação que já pode ser vista em 7 anos e cinco meses de Governo e que aqueles que destruíram Sítio do Quinto “estão doidos’ para voltarem. Gente, eu tenho muita fé em Deus e tenho muita fé nesse povo que jamais isso vai acontecer, porque Sítio do Quinto vive dias muito melhores do que aquele tempo, com salários em dias, pagando fornecedores em dias, investimento em toda cidade, quando na história de Sítio do Quinto isto foi visto?”
O parlamentar chamou atenção também para ‘o quanto custa caro’ pra as pessoas quando erram o voto, citando o caso do voto em Bolsonaro e que quatro anos depois corrigiram o erro elegendo Lula. Alex disse também que Jair não montou um time e sim uma seleção quando conta com um grupo forte e tem apoio do presidente Lula, governador Jerônimo, senadores Otto Alencar, Angelo Coronel e Jaques Wagner, além do seu mandato e do deputado Cajado e juntos apoiarão Benner nessa importante missão de dar continuidade ao brilhante trabalho de Jair.
Ronaldo Cajado lembrou da descrença e insegurança do povo quando teve que votar em Jair na primeira vez que disputou a eleição para prefeito em 2016, porque as pessoas não acreditavam no que ele dizia, “passados quase oito anos, nós olhamos pra trás e quero aqui perguntar a voces: valeu a pena acreditar em Jair? [muitos aplausos]. Pois bem, essa eleição [6 de outubro] não se trata apenas não fazer apenas o que haja um sucessor do prefeito Jair, essa eleição é diferente, essa eleição passa por uma certidão negativa de que jair foi o melhor prefeito que Sítio do Quinto já teve”.
O parlamentar disse que alguém pode questionar, mas Jair não é candidato: “Engana-se. Este homem Jair, com este homem Benner, a partir de hoje são dois corpos em um só espírito, o espírito do trabalho, da união, o espirito de fazer ainda mais para cada um de vocês”, afirmou o federal considerado por todos oradores como o que mais colocou emendas em Sítio do Quinto em toda sua história.
Jair afirmou que não está apoiado apenas Benner do Planalto e sim um projeto que deu certo, são os vereadores e todo grupo político que pensa no povo, no muniípio, “hoje a gente tem mais saúde, criamos um ambulatório com médicos atendendo 24horas, além de médicos em todas UBS [Unidades Básicas de Saúde] , um atendimento humanizado na educação, agricultura, assistência social”, disse Jair.
O prefeito enfatizou também que na infraestrutura são mais de 60 mil metros de pavimentação já executados, mas ele considera que ainda não é o suficiente e até o final do ano tem muito o que fazer, “e nós é quem temos condições de fazer muito mais, temos vereadores e pré-candidatos qualificados para dar continuidade a este trabalho, nós temos um time de deputados Alex e Cajado os melhores da história do nosso município, quando eles chegaram nós tínhamos 28 anos de emancipação política e durante todo este periodo, todo mundo que passou por aqui [deputados] não colocou dois por cento do que Cajado colocou nos últimos 7 anos”, afimou o prefeito.
Jair disse que a escolha por Benner não é para se perpetuar no poder, e sim o nome que ele acredita que pode dar continuidade a todo este projeto.
Benner, visivelmente emocionado fez um discurso curto, agradeceu a grande homenagem e apoio de todos, ele que teve um resumo de sua hitória exibida em telão, por onde também recebeu o apoio do sendor Otto Alencar, ele resumiu em dizer que Sítio do Quinto jamais voltará ao passado marcado pelo atraso.