O líder sindical Urbano Carvalho com um trabalho reconhecido há cerca de três décadas em Conceição do Coité e praticamente toda Bahia por fazer parte da fundação de importantes entidades, tendo inclusive feito parte da diretoria, algumas como presidente, a exemplo da FATRES, UNICAFES-BA e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Agricultura Familiar – SINTRAF – Coité, que sob sua liderança apresentou o então candidato a vereador em 2008 Edvaldo da Sambaíba (PT) eleito naquela ocasião, depois apoiou Rene (PT) que se destacava na região do distrito Salgadália, o elegendo em 2012, 2016 e 2020, agora coloca seu próprio nome como pré-candidato a vereador, também pelo PT, visando manter a representação sindical na Câmara Municipal.
Na manhã deste domingo, 26, ele reuniu a militância no auditório do SINTRAF onde ofereceu um café momentos antes do lançamento da pré-candidatura de Assis a prefeito no estacionamento do antigo Supermercado Todo Dia. A suplente de deputada federal Elisangela Araújo (PT) que atualmente ocupa o cargo de secretária estadual de Políticas para Mulheres e a deputada estadual Fátima Nunes (PT).
Em entrevista para o Calila Notícias, Urbano disse que tanto Edvaldo quanto Rene, e se ele tiver a oportunidade de chegar à Câmara, não é para fazer um trabalho de uma pessoa e sim de um projeto, e que o seu nome foi uma indicação de Rene perante a diretoria do Sindicato.”Estamos assumindo essa missão contando com apoio do ex-vereador Edvaldo e do vereador Rene, e contamos também com apoio das comunidades onde a gente tem um trabalho relevante”, afirmou Urbano.
Ao se referir a realidade dos pré-candidatos a prefeito, disse não ter dúvida que o melhor nome é Assis que tem uma carisma muito grande com o povo, ‘nós estamos abertos pra conversar, para receber grupos e formar uma grande coalizão e ganhar a prefeitura, eu acredito muito que um prefeito que teve um mandato de oito anos, se a gente unir forças ganha a eleição e faz um grande trabalho”,encerrou Urbano.
Edvaldo da Sambaíba disse que Urbano eleito irá revolucionar a Câmara de Coité pela grande experiência e por ter projeto.
Rene disse que nos primeiros 8 anos de mandato teve condições de contribuir muito com a população coiteense, de modo especial ao homem do campo, citou que entre 2014 a 2016 construiu 1543 cisternas, uma luta do sindicato com apoio de Urbano, Assis, e os governos estadual a federal, bem como outras lideranças e com essa força conseguiu limpar centenas de aguadas de grande porte.”Nessa gestão agora a gente só tem o poder de cobrança, não temos o poder de execução, eles não ouvem a gente. Eu fico feliz de ter contribuído, estou saindo e tou colocando um cara que eu sei que já fez muito pelo município e pode fazer muito mais que é o companheiro Urbano”, disse Rene.
Para Fátima Nunes, Urbano Carvalho merece chegar a Câmara de Coité por representar a luta por direitos para toda classe trabalhadora do campo e da cidade, “porque se o campo não planta a cidade não janta e ele sempre marcou o território do sisal com essa presença forte e empenhada com todas as bandeiras”, destacou a deputada.
Elisangela disse que jamais deixaria de participar de um ato promovido por Urbano pessoa com quem enfrentou diversas ações juntos, em defesa da agricultura familiar, dos trabalhadores e das trabalhadoras, “ele nunca mediu esforços pra me apoiar, então agora estou aqui para retribuir todo esse apoio dentro do movimento sindical e nas minhas candidaturas a deputada federal, então pra gente é uma grande alegria ter ele como nosso vereador”.
Urbano já teve sua foto na urna eletrônica em outras três oportunidades, primeiro no ano 2000 quando foi candidato a vice-prefeito de Assis, e em 2006 como candidato a deputado estadual e repetiu o feito em 2010 ficando na suplência.