Assim como aconteceu no São João do ano passado, este ano o São João de Irecê terminou sem o som da sanfona e a zabumba, já que o Arraiá das Caraíbas recebeu o pagodeiro Leo Santana no que chama de revoada e a Timbalada com seu rítmo axé samba-reggae, e no ponto de vista dos amantes do forró nordestino uma falta de respeito, já que o forró é deixado de lado, mas os contratantes muitas vezes atendem pedidos do público que não ver nenhun problema relacionado a banda que não seja de forró se apresentar, sem falar do ‘jogo de interesses comercial’ de empresas e grandes marcas parceiras da festa.
O prefeito Elmo Vaz usou o microfone para enaltecer a festa que segundo ele é a maior da Bahia, começou no dia 15 com eventos no palco alternativo do Barracão Zé Bigode, e nos dois palcos principais que ganharam o nome de Jorge Rodrigues, professor e incentivador da cultura ireceense, ambos falecidos. Portanto, de 15 a 24 mais de 70 bandas com diversos ritimos passaram pelos três palcos, mas os grandes nomes do forró Nordestino não estiveram presentes, a exemplo de Flávio José, Adelmário Coelho e Alcymar Monteiro. Mastruz com Leite e Limão com Mel se apresentaram, mas em festa privada.
O dia de festa que fez lembrar o verdadeiro São João foi quarta-feira 19, abertura nos palcos principais quando se apresentaram Claudinho do Acordeon, Santana O Cantador e Dorgival Dantas, Bruno que se apresentou sozinho, ja que Marrone passou por cirurgia no olho foi atrasão do sertanejo.
Dia 20 os destaques foram João Gomes e Walkyria Santos (ex-Magníficos).
Dia 21 o sertanejo Murilo Huff e o forrozéiro Flávio Leandro e dia 22 foi a última atração com a cara do São João, ou seja, show com Solange Almeida. Quem esteve no Barracão pôde dançar o forró pé de serra com bandas locais e regionais.
Dia 23 a principal atração foi Raça Negra com seu pagode romântico e 24 conforme já destacado, Leo Santana e Timbalada.
Conforme pode ser visto, a quantidade de artistas renomados do forró nordestino para o tamanho da festa é bastante reduzida, é preciso que se repense isto ou não alcançará o objetivo de realizar um dos maiores São João do Nordeste.