Nos últimos dias, o município de São Domingos, localizado na região sisaleira, vem ganhando destaque no cenário político, mediante ao caso que envolve diretamente a educação que está sendo prejudicada por parte de alguns políticos.
Segundo o prefeito Ilario Carneiro (PSD), vereadores que fazem oposição ao seu governo estão querendo impedir a construção de uma importante escola no município quando se abstem das sessões da Câmara, tão somente para não votarem o projeto de construção da unidade de ensino composta por 12 salas e quadra poliesportiva.
Segundo informações passadas a redação do Calila, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (25), os vereadores, Cleno de Benedito (PCdoB), Genival Carneiro (PT), Jicledio (Avante), Jotair Batista (MDB), Lucio da Saúde (MDB) e Uendio Marcio (MDB), não compareceram, e por falta de quórum não houve votação das matérias do dia, no qual inclui o importante Projeto de Lei n.º 008/2024, que busca a autorização para realização de abertura de crédito especial no valor global de R$ 8.627.756,92 (oito milhões, seiscentos e vinte e sete mil, setecentos e cinquenta e seis reais e noventa e dois centavos); no qual se destina o recurso para celebração do convênio n.º 043/2024, com o Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Educação, tendo como objeto a cooperação técnica e financeira para execução de obras e serviços para construção da referida escola.
Segundo a assessoria do prefeito, esta não é a primeira vez que o Projeto de Lei n.º 008/2024 vai à votação na
Câmara Municipal de São Domingos. No dia 18 de junho, ou seja, na sessão anterior os oposicionistas estiveram na Sessão mais se abstiveram na votação, a na sessão da última terça, os mesmos vereadoresse ausentaram para não votarem a favor do projeto da escola, alegando a falta de informações, dúvidas e questionamentos.
Ainda de acordo com a assessoria, com o intuito de prestar os esclarecimentos demandados pelos vereadores e
pela sociedade civil, a Prefeitura Municipal de São Domingos realizou, na última sexta-feira (21), uma Audiência Pública para tratar sobre o assunto. Na ocasião, o prefeito Ilario Carneiro, juntamente com a secretária de Educação, Jacierica Carneiro e equipe técnica, estiveram apresentando dados e informações relacionados à implementação do projeto da escola, no qual incluir 12 salas adaptadas para estudantes com deficiência, quadra, laboratórios, refeitório, energia solar, entre outros equipamentos importantes. Na oportunidade os vereadores, Agnaldo Freitas (presidente da Câmara – PSD), Herbert Carneiro (PSD), Rocha Teixeira (PSD) e Lucio da
Saúde (MDB) compareceram à audiência e puderam presenciar a comoção da população são-dominguense perante a situação.
“Estão olhando o lado político, não tão vendo o futuro de nossas crianças… O meu filho no futuro vai estudar nessa escola, ele é TEA (Transtorno do Espectro Autista) e vai vir para essa escola, uma escola nova, moderna e
adaptada para necessidades dele e de outras crianças”, destacou Leidinalva Silva.
“A minha filha não fala, minha filha não anda e ela está na creche. Daqui a dois anos ela vai estar aqui nessa escola nova, assim com outras mães aqui, nós somos mães atípicas e a gente precisa muito que esse projeto seja aprovado”, pontou Soraya Silva, muito emocionada.
O prefeito Ilario Carneiro pediu publicamente que os vereadores repensem seus votos e que coloquem o povo de São Domingos em primeiro lugar. “Estão questionando que é projeto eleitoral, eu não poderia pensar em política, eu tenho que pensar no bem-estar da população. Eu gostaria que os vereadores tivessem sensibilidade e repensem essa votação de abstenção e de ausência, isto não é um projeto para Ilario, não é um projeto de político, o que estamos fazendo é dando oportunidade para nossas crianças terem um ensino de mais qualidade e conforto”, salientou o prefeito, Ilario Carneiro.
Agora, a expectativa fica para a votação que deve acontecer no dia 09 de julho, já que na próxima terça-feira, 02, é feriado de Independência da Bahia.
O prefeito Ilario Carneiro fez um post em seu Instagram com depoimentos de algumas mães – Veja abaixo
Ver essa foto no Instagram