O advogado montessantense Luís Costa (PT) abriu mão de sua pré-candidatura a prefeito de Monte Santo nesta quarta-feira (31) e declarou publicamente apoio a reeleição de Silvania Matos (PSB).
A chegada (ou retorno) do petista ao grupo foi celebrada com direito, inclusive, a trilha sonora, a música Anunciação, de Alceu Valença. Em sua fala, Dr Luís como é popularmente conhecido falou sobre o quanto o município de Monte Santo mudou após a gestão da prefeita e destacou a boa relação da gestora com o governo estadual. “A gente vem somar-se a esse projeto para garantir a vitória”, defendeu.
De acordo com o site Retratos e Fatos, em um comunicado oficial feito horas antes, Dr. Luis disse que a decisão foi “superior” e que não estava sendo tomada de forma leve. “Mas acreditamos que nesse momento nos cabe sonhar, erguer a cabeça e continuar lutando pelos ideais que compartilhamos”. Em outro momento, sem mencionar nomes, ele direciona a fala à militância petista para o apoio ao projeto da prefeita. “É fundamental que, mesmo com a retirada da minha candidatura, continuamos engajados e participativos no processo político. Vamos apoiar nossos candidatos e fortalecer a nossa base. Nosso projeto popular é maior do que qualquer candidatura individual”.
Silvania agradeceu o apoio. “Recebi, com imensa alegria, o apoio oficial da federação dos partidos PT, PV e PCdoB. Quero expressar minha profunda gratidão às lideranças que se uniram a nós nesta caminhada. Este apoio fortalece nosso compromisso e objetivo único de trabalhar incansavelmente pelo bem de Monte Santo. Somamos forças e seguimos firmes e fortes rumo a um futuro ainda mais promissor”, disse.
Quem também endossou apoio e defendeu o nome da pré-candidata durante o ato de adesão foi o presidente do PT municipal, Adilson Mota. “Este projeto deve continuar. O Partido dos Trabalhadores não largará o pé de lutar sempre por dias melhores, e em nome de um projeto melhor para Monte Santo, aderindo esse projeto e Silvania Matos para dar continuidade a esse trabalho que deve continuar cada dia melhor”.
Dr Luís nas eleições de 2020 esteve no mesmo patamar, ou seja, a esta altura era pré-candidato a prefeito, porém, em setembro em plena campanha, após uma reunião convocada pelo então governador Rui Costa ele abriu mão da candidatura e apoiou Silvania.
Com a adesão de Dr Luís a eleição deverá ser polarizada entre Silvania Matos e Itácia Andrade, eleitas prefeita e vice em 2020 agora irão para o confronto. Itácia vai para o embate com apoio dos ex-prefeitos Jorge Andrade e Vando e o deputado estadual Laerte do Vando.