O União Brasil juntamente com o Solidariedade, Republicanos, Progressistas e PL, realizaram na noite deste domingo, 04, a convenção partidária que homologou o nome de Marcelo Araújo como pré-candidato a reeleição de prefeito de Conceição do Coité e o vereador Marquinhos de Renato (SD) pré-candidato a vice. Ele entra na disputa no lugar do seu pai Renato Souza eleito vice de Marcelo em 2020.
Na oportunidade foram apresentados todos os pré-candidatos a vereador e vereadora. O nome da coligação é “Coité no Caminho Certo”.
O ato político aconteceu numa área aberta do Clube de Campo Fabilu onde foi montada uma grande estrutura e já no meio da tarde as pessoas começaram a chegar e por volta das 18h30 os líderes políticos encontraram uma grande multidão para apoiar o nome de Marcelo Araújo que foi conduzido ao palanque junto com Marquinhos nos ombros dos correligionários.
A comitiva presente fez lembrar o comício de ACM Neto em Conceição do Coité durante a campanha para o Governo da Bahia em 2022, já que esteve ao seu lado o ex deputado federal Cacá Leão que concorreu para o Senado, Elmar Nascimento deputado federal e Luciano Araújo deputado estadual. Além do ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato prefeito novamente José Ronaldo, ex-prefeito de Coité Vertinho, ex-deputados Emério Resedá e Tom Araújo que também estiveram presentes naquela ocasião.
O deputado estadual Luciano Araújo ele que também é presidente estadual do Solidariedade disse que Coité nunca em sua história viu uma convenção daquele tamanho e Hamilton Rios [saudoso pai de Marcelo] onde estiver, está muito feliz.
Satisfeito pelo empenho do prefeito na campanha de deputado que lhe garantiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo Coité o município onde recebeu a maior quantidade de votos, Luciano agradeceu a Marcelo e prometeu muito empenho e que vai trabalhar 24 horas para ajudar na sua reeleição.
Elmar Nascimento deputado federal disse que a convenção mais parecia um grande comício, relatou que neste periodo viajou bastante inclusive para outros estados, mas não podia deixar de passar em Coité. Disse também que Marcelo se consagra como maior liderança da região do sisal. “Prefeito que trabalha para seu povo e sua cidade, e seu pai onde estiver ao lado de Deus, vai estar muito feliz”, disse Nascimento.
Elmar que está sendo cotado como futuro presidente da Câmara Federal como sucessor de Artur Maia, disse que se chegar lá, irá colocar ainda mais emendas para o segundo mandato de Marcelo.
Ele que tem o costume de fazer discurso com fortes criticas aos adversários, em Coité, apenas elogiou Marcelo, em momento nenhum fez ataques, muito provavelmente por estar contando com o apoio dos deputados dos partidos que em Coité são adversários de Marcelo, com destaques para o PT e PSD aliados do presidente Lula e do governador Jerônimo que também disputam a prefeitura de Coité.
ACM Neto foi convidado para falar ao refrão da música ‘acabou, acabou…” que deve embalar a campanha, mas ele fez um comentário discordado que acabou, para ele estava começando uma campanha de reeleição de Marcelo. Sobre sua presença disse que não recebeu o convite e sim foi intimado por Marcelo e Emério.
Comentou sobre a agenda apertada neste curto periodo de convenções, afinal, ele é o maior lider da oposição na Bahia atualmente, vice-presidente nacional do União Brasil e que hoje recebeu o convite de um deputado federal fora da Bahia para participar de um evento e ele abriu mão para estar em Coité. “Liguei pra o deputado e ele virou um bicho, prefiro a chateação do deputado que a de Marcelo e Emério. Nenhuma outra cidade no Brasil faria uma festa do tamanho desta em Coité”, afirmou Neto.
O lider do União Brasil na Bahia elogiou a gestão de Marcelo e disse que está entre os melhores do estado. Lembrou que os dois grupos hoje separados em Coité estavam juntos em 2020, “agora eles estão divididos e Marcelo vai arrebentar no dia 6 de outubro”.
Por fim, agradeceu pelos votos recebidos em Coité nas eleições de 2022 que vai levar com muita gratidão e que o seu sonho para a Bahia está mais vivo do que nunca.
Marquinhos de Renato disse que assim como Marcelo se abnegou da sua função de empresário, também está se abnegando da profissão de advogado para se dedicar a vida pública, falou de alguns ações concretizadas pelo prefeito Marcelo a partir de indicação do seu mandato de vereador e que estão juntos pelos mesmos ideais, com a experiência de Marcelo e com a juventude dele, haverá de construir uma nova história.
Marcelo falou depois da apresentação de um video com ações do seu trabalho e lembrou do momento que lançou seu nome em 2020 naquele mesmo lugar, mas segundo ele a cidade era diferente, tinha perdido seu encanto, o comércio, emprego, agricultura não tinham incentivo, os eventos a gestão suspendeu por 8 anos e Coite caiu no esquecimento “e naquele momento eu prometi que iria devolver a Coité o sorriso no rosto de cada coiteense para dizer eu amo Coité e vivo na melhor cidade da Bahia”, falou o prefeito pré-candidato a reeleição.
Segundo o gestor, as crianças falam com alegria do Natal Luz, o jovens da melhor micareta, os agricultores batem no peito pela a volta da Expo Coité e os comerciantes falam que tem um prefeito que sabe a importância da iniciativa privada.
O prefeito fez um breve balanço das ações do seu governos nestes 3 anos e 7 meses, enalteceu o nome de Elmar que segundo ele ja colocou mais de 45 milhões para a saúde de Coité e daqui a dois anos o povo vai agradecer.
Marcelo disse que os eleitores de Coité têm três candidatos e que os outros dois já foram avaliados e administraram juntos. “Nunca foi tão fácil Coité escolher, tenho certeza que Coite seguirá no caminho certo”. Finalizou.
Os outros dois candidatos citados por Marcelo são Assis do PT que governou o município de 2013 a 2020, ele realizou a convenção no Clube da AABB na noite de sábado e Val esposa do deputado estadual Alex da Piatã que irá concorrer pelo PSD, ela que também teve seu nome homologado na noite da última sexta-feira, dia 02. Val foi vice de Assis no seu segundo mandato.