Restando apenas nove rodadas para o fim do campeonato, o Brasileirão 2024 vai afunilando e tornando as disputas ainda mais intensas. Seja na briga pelo título ou na batalha contra o rebaixamento, a partir de agora cada partida vai ganhar ainda mais relevância e mexer com as emoções dos torcedores.
Enquanto na ponta da tabela quatro times estão diretamente envolvidos pelo sonho de levantar o principal troféu do país, ao menos outras seis equipes vivem o drama de conviver com o fantasma do rebaixamento. Por isso, a maior parte dos jogos até o fim do ano serão de extrema importância e podem definir o futuro desses clubes.
Diante desse cenário de incertezas e disputas que deverão entrar para a história, há uma lista de jogos que surgem como cruciais para a definição de cada objetivo. Todas as classificações das equipes favoritas em cada uma dessas partidas são baseadas nas avaliações dos especialistas em apostas esportivas da Oddschecker Brasil, uma plataforma que reúne as odds dos principais sites da atualidade.
Grandes jogos da batalha pelo título
No que diz respeito à briga pelo título de campeão brasileiro nesta temporada, quatro equipes aparecem com chances reais de levantar a taça. Fazem parte desse grupo o Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Flamengo, os quatro primeiros colocados na tabela, nesta exata ordem.
Tendo em vista que os confrontos diretos podem ser os principais elementos de definição nessa disputa, o Brasileirão 2024 ainda reserva mais três encontros entre essas equipes. Enquanto Botafogo e Flamengo estão envolvidos em apenas um jogo, Palmeiras e Fortaleza terão dois duelos contra seus principais concorrentes.
Já na 31ª rodada, o Verdão recebe em casa o Tricolor Cearense, tendo amplo favoritismo por atuar diante de sua torcida. Quatro jogos depois, o Leão do Pici volta a enfrentar um adversário direto, encara o Flamengo na Arena Castelão. Por fim, o jogo mais aguardado do campeonato será entre Palmeiras e Botafogo, no Allianz Parque, pela 36ª rodada, naquele que por enquanto é tido como o encontro final entre líder e vice-líder e pode valer o caneco.
Grandes jogos na luta contra o rebaixamento
Quando o assunto é a parte de baixo da tabela do Brasileirão 2024, a disputa fica ainda mais aberta, porém intensa. Atualmente, nada menos do que seis clubes estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento à segunda divisão nacional, sendo que apenas dois sairão ilesos dessa briga. Os casos mais complicados são de Atlético-GO
e Cuiabá, que hoje são considerados praticamente despromovidos à Série B.
Hoje fora do Z4, Fluminense e Athletico-PR têm a seu favor o fato de terem jogos a menos do que os rivais, sendo que o Tricolor tem uma partida a cumprir e o Furacão, duas. Um desses compromissos, porém, é justamente entre cariocas e paranaenses, em duelo atrasado da 17ª rodada, no Rio de Janeiro. Mais do que isso, as duas equipes ainda voltam a se encontrar no antepenúltimo jogo do campeonato, desta vez em Curitiba.
De olho nesses jogos, Corinthians e Vitória tentarão se aproveitar desses embates para somar pontos e tentar fugir da zona de perigo. No entanto, paulistas e baianos também terão seu próprio confronto direto na 33ª rodada, em Salvador. A equipe rubro-negra ainda encara o Fluminense, também em casa, e visita o Athletico-PR nos dois jogos anteriores.
Já pensando numa definição apenas na última rodada, todas essas quatro equipes que ainda sonham com a permanência na Série A vão jogar fora de casa nas partidas finais do campeonato, duas delas contra times que brigam pelo título nacional.
O Vitória vai ao Rio de Janeiro para desafiar o Flamengo, enquanto o Fluminense visita o Palmeiras. Já o Athletico-PR terá pela frente o Atlético-MG em Belo Horizonte, ao passo que o Corinthians encara o Grêmio em Porto Alegre, podendo reviver o dramade 2007, quando foi rebaixado para a Segundona após um empate com o Tricolor Gaúcho no antigo Estádio Olímpico.