A todo instante é visto na mídia que o prefeito ou prefeita de tal município, logo após tomar posse em 1º de janeiro suspendeu as atividades por 30 dias, sob alegação que pegou a cidade num verdadeiro caos, principalmente nos setores de transportes e infraestrutura e vai precisar de um tempo para arrumar a casa.
Em Queimadas, município da região sisaleira da Bahia o prefeito recém-empossado Ricardo Lopes, popularmente conhecido como Ricardo do Supermercado (PSD), fez sua primeira ‘prestação de contas’ quando levou para a Praça da Bandeira todos os veículos da Prefeitura quebrados, uma verdadeira exposição de sucatas, conforme vídeo abaixo.
Nova gestão de Queimadas -BA faz exposição do sucateamento da frota deixa pelo antecessor pic.twitter.com/IfoItB5laV
— Calila Notícias (@calilanoticias) January 9, 2025
Sobre as máquinas e veículos pesados, ele preparou um inventário relatado a situação de cada um. Veja algumas fotos abaixo.
O prefeito Ricardo disse ao Calila Notícias que ficou surpreso com o estado que encontrou os veículos de pequeno porte, principalmente ambulâncias, e os pesados, como tratores, patrol e caçambas. “Vamos ver o que pode ser recuperado e fazer isso logo para atender a população e outros deixar para um futuro leilão”, disse o gestor.
Ricardo disse também que a transição não foi feita de forma completa e não tem conhecimento de todos os veículos pertencentes à Prefeitura. Disse ter tomado conhecimento de que tem alguns espalhados por oficinas da cidade, cujos donos estão segurando como garantia de receber pelo serviço prestado, e que tem uma caminhonete desaparecida.
Ricardo Lopes é empresário bem-sucedido na cidade de Queimadas, se candidatou pela primeira vez a cargo público no ano passado e venceu a eleição. Ele assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro, que vinha sendo administrada há 8 anos por André Andrade (PT).
Os novos gestores de Irará e Nova Fátima não sofrem com a situação de Ricardo
No município de Irará localizado no Portal do Sertão o prefeito Derivaldo Pinto (PT) foi derrotado, mas ele fez o contrário. Levou para praça pública todos os veículos em pleno funcionamento. Ele que vinha de três mandatos e lutava pelo quarto, somente nesta última gestão adquiriu veículos, e 75 no total de três mandatos.
Segundo ele ao assumir a Prefeitura em 2021 encontrou algo semelhante ao que Ricardo recebeu em Queimadas e recuperou todos, de maneira que o novo gestor não terá nenhum compromisso com mecânico neste inicio de governo. Deri como é conhecido disse que uma patrol apresentou problema na caixa de marcha quando realizava uma trabalho, faltando poucos dias para entregar a Prefeitura e ele correu contra o tempo para entregar o equipamento funcionando.
Ver essa foto no Instagram
Em Nova Fátima o prefeito Adriano de Rosalvo (Progressistas) depois de oito anos de gestão fez sucessor. Ele apoiou Assis Porto (Solidariedade). É muito natural que qualquer novo prefeito que assumiu de um aliado não exponha a situação de sucateamento, ele simplesmente procura alternativas para recuperar. Como isso não aconteceu em Nova Fátima no território da Bacia do Jacuípe, Assis Porto também inicia com certa tranquilidade no setor de transporte.
Adriano, assim como Derivaldo fez questão de, no último dia do seu governo mostrar para toda a população os veículos que estava deixando, em perfeito estado de conservação e funcionando, o total de 28 carros, seis motocicletas e dois tratores.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito reeleito de Riachão do Jacuípe, Carlos Matos (União Brasil) disse que no próximo 17, pela manhã irá fazer uma exposição da nova frota. São veículos recuperados e adquiridos. Assim com fez Ricardo em Queimadas, em 2021 quando tomou posse levou os carros quebrados e sucateados para apresentar para a população a ‘herança’ de Zé Filho.