A população do Distrito Valilândia no município de Valente comemorou bastante na noite de sexta-feira, 14, a reinauguração da escola Amâncio José da Cunha, a primeira unidade escolar da comunidade. Segundo o prefeito Ubaldino Amaral (Avante) foi derrubada toda estrutura da antiga escola e construiu esta com instalações modernas.

O ato contou com a presença, além do prefeito, do vice Dica do Posto (PT) secretária de educação do município Maura Miranda, diretora da unidade Simone Mota, vereadores, secretários municipais, lideranças locais, pais de alunos e estudantes.

A diretora Simone, em seu discurso, disse que não estava reinaugurando apenas um prédio, e sim um espaço de dedicação ao futuro das crianças e da comunidade. “A nossa missão é promover um ensino de qualidade, como já estamos fazendo, a prova disso é a nossa nota do IDEB que é a maior do nosso município dos anos iniciais”, destacou a diretora que aproveitou para agradecer a cada um que torna o projeto conhecido, cada diretor que pela escola passou, bem como a cada professor, aluno e as famílias. Ela estendeu os agradecimentos ao prefeito Ubaldino, à secretária Maura e à ex-secretária Joelma, que não mediu esforços para ver a escola pronta, confortável e acessível a todos os estudantes.

Expressiva liderança local, Zeli de Dário ex-vereador, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele lembrou que a escola que leva o nome do seu avô, foi iniciada pelo então prefeito, médico Gelson Carneiro, e que deixou para Ubaldino concluir. Ele apontou para as crianças e disse que estavam felizes com o novo espaço que possui ar condicionado, minicampo com grama sintética. “Estou muito agradecido Ubaldino, e digo a você, se precisar de mim, estou junto”.

Maura Miranda disse que era com muita alegria que participava de mais um grande ato da educação promovido pela Prefeitura. Segundo ela, não se desenvolve o município, uma população sem uma educação de qualidade, sem serviço público de qualidade. “O prefeito Ubaldino em todas as suas gestões sempre teve o olhar para melhorar a qualidade de serviço público, porque maior que as obras de infraestrutura física e praças é a qualidade dos serviços da assistência, da saúde e da educação. É isso que desenvolve um povo e um município, parabéns às crianças, a pró Simone e demais professores que contribuíram com o trabalho coletivo”.

Ismael Ferreira, ex-prefeito, chamou a atenção para um assunto a que muitos não se atentam, a participação da família na educação. Disse que não deve ser entregue toda a responsabilidade para os profissionais da educação, segundo ele, muita gente acha que deixar o filho na escola resolveu tudo. “Nós temos um papel fundamental como educador de casa, isso é importante para que a escola tenha o sucesso que ela merece, então o nosso papel de pai e de mãe é começar os ensinamentos em casa e a outra parte fica com os professores, diretoras e demais profissionais, para que a gente tenha essa turminha bem orientada e preparada para o futuro”, disse Ferreira.

Dr. Gelson lembrou que quando prefeito de Valente na década de 1980 construiu esta que foi a primeira escola de Valilândia, mas que hoje vem com uma ampliação dez ou vinte vezes maior na sua qualidade, “porque a tecnologia chegou, a exigência do povo foi aumentando e os gestores foram se adequando a esta necessidade. Eu fico muito contente por tudo isso e torço para que outras obras importantes cheguem para Valilândia”.

O presidente da Câmara Genilton de Teroza falou em nome dos vereadores que também marcaram presença no ato: Vado, Juvanda, Vagdo, Gil e Robinho. Ele disse que, em 2022, o prefeito Ubaldino começou a reforma da escola Reinaldo Ramos Rios, “já estamos em 2025 e as obras da educação nunca mais parou. Parabenizo o prefeito por revolucionar a educação de Valente e que o investimento no espaço físico ajuda muito no desenvolvimento do aluno”, disse o presidente do Legislativo valentense.

O vice-prefeito Dica do Posto fez um breve discurso que começou endossando o que falou Ismael, em relação à participação direta da família na educação dos filhos, educando nos princípios básicos ensinados em casa e que deixe a parte pedagógica como a missão da escola. Disse que Valilândia merece muito uma obra daquele nível, e que outras obras importantes a comunidade vai receber e a gestão vai trabalhar no sentido de atender as outras localidades da mesma forma”.

Ubaldino Amaral tem falado com muita satisfação do crescimento no número de alunos matriculados, tendo saído de 3.250 em 2021 para 5.400 em 2025 e chamou a atenção dos profissionais para estarem atentos sempre para as matrículas, pois, segundo ele, quem paga os professores, não é a Prefeitura e sim cada aluno matriculado.

Destacou a iniciativa da secretária Maura Miranda quando fomentou a criação do EJA (Educação de Jovens e Adultos) conta atualmente com 2 mil alunos, para o prefeito foi a salvação financeira do município nos últimos 4 anos e também a programação do ensino integral, tendo várias escolas com esta modalidade.
Ubaldino aproveitou o momento da reinauguração da escola Amâncio José para anunciar uma creche para Valilândia, aprovada no FNDE em Brasília, e já tem R$ 1 milhão na conta da CAIXA, e a licitação deverá ficar pronta no dia 28 de fevereiro e terá o valor total de R$ 5,6 milhões.

“Nos vamos trazer para aqui duzentas vagas do ensino infantil para que as mães peguem suas crianças e levem lá às oito horas da manhã para poder trabalhar e só retornem a tarde para buscar. É assim que se governa um município, avançando na saúde, na educação, na infraestrutura, na agricultura familiar, buscando obras em Brasília, em Salvador. Já temos nesta segunda-feira um compromisso em Salvador na CERB [Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia] onde Ismael, Dica e eu vamos assinar um convênio para colocar uma extensão de água na região do Papagaio e Alvoredo, no total de 12 mil metros de canos”, disse Ubaldino que falou que seu quarto mandato vai ficar marcado como melhor que os anteriores”.
