A Associação Comunitária da região do Brejo, distante 10 km da cidade de Conceição do Coité, recebeu na tarde de sábado (26) um trator agrícola marca New Holland 4×4, com armador fixo com 03 discos de 26 polegadas, grade hidráulica, carreta agrícola com capacidade para 04 toneladas, carroceria de madeira de 02 eixos, batedeira de cerais com capacidade de produção de 20 a 35 sacos de 60 kg por hora, 01 escarificador de solo, 01 guincho com capacidade de levante de 800 kg e um macaco hidráulico, para utilização em projetos de mecanização agrícola.
Os equipamentos foram adquiridos a partir de um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a associação no valor de R$ 170 mil e foi intermediado pelo vereador Edvaldo Evangelista (PT).
Por telefone, o superintendente da CAR, Dernival Oliveira Júnior justificou ao CN a sua ausência por uma questão de agenda e disse que o maquinário garantirá melhor conforto e agilidade na aração de terra, na plantação e no cultivo dos produtores.
Para o presidente da Associação, Egberto Oliveira Reis, o equipamento será de grande utilidade para as famílias da região. “O trator era um sonho para nossa comunidade e vai proporcionar novos horizontes e agilidade aos trabalhadores graças ao convênio firmando com a SEDIR/CAR e a interferência do vereador Edvaldo”, afirmou Betinho, como é conhecido o líder comunitário.
Ele lembrou ainda que esta patrulha agrícola irá beneficiar não apenas os 40 sócios da entidade, mas todos os agricultores familiares das comunidades vizinhas sem olhar a posição política, pois vivemos um novo momento e não é possível este tipo de comportamento. Para ele, a agricultura familiar do município “entra numa nova história” e sinaliza a chegada de um novo tempo.
Os equipamentos chegaram à comunidade ás 16h, após percorrer em carreata o centro da cidade, onde um carro de som anunciava a patrulha agrícola com novo aliado dos agricultores familiares. A carreata passou pelas comunidades do Riacho do Martins, Pinda, Correia, Tanque da Laje e Gangorra. “Emocionante vê os agricultores nas cancelas de suas propriedades aplaudindo e acenando de forma positiva, demonstrando que a esperança que tinham tornou-se realidades”, falou o vereador Edvaldo Andrade Evangelista (PT).
“Eu me lembro que nesta comunidade (Brejo), há pouco tempo não tinha quase nada além de promessa de políticos. Hoje, está região vem se desenvolvendo e vários projetos já foram conquistados, a exemplo da extensão de rede água, cisternas e agora esta patrulha agrícola”, ressaltou o parlamentar.
O vereador lamentou que algumas pessoas duvidassem que a patrulha agrícola chegasse à comunidade e garantiu que ela irá beneficiar a todos da região, independentemente da associação que participe, retificando o que disse o presidente da associação.
O agricultor Genésio Oliveira, 64 anos, proprietário de uma área de 13 tarefas de terra, foi um dos que aplaudiu a chegada dos equipamentos, pois acredita que as coisas vão mudar na produção, pois, segundo ele, hoje os tempos estão diferentes e não é possível trabalhar mais na enxada. “As horas estão passando muito rápido e a gente tem que trabalhar com os equipamentos da evolução e por nós, este trator e seus equipamentos, é evolução”, falou o agricultor.
Para o presidente da UNICAFS/Bahia, Urbano Carvalho Oliveira, o ato da entrega dos equipamentos foi uma prova de que vale a pena continuar lutando e cobrando as ações dos políticos que tem mandatos pautados na luta por melhorias da qualidade de vida dos agricultores familiares e um deles é o vereador Edvaldo Evangelista.
O líder religioso Nilson Carneiro comparou a entrega dos tratores a um milagre e que só foi possível graças à organização da associação e o apoio do vereador que foi votado para representar a região. “Uma comunidade com uma associação nova, muito unida e isto fez a diferença”, concluiu Carneiro.
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Francisco de Assis, lembrou que há momentos na vida que as pessoas são chamadas para assumir posições e a decisão do líder comunitário Edvaldo Evangelista em ser candidato a vereador em 2008 é um exemplo. “O PT tem a honra de ter feito este convite e mais de 1.400 pessoas disseram sim para que Edvaldo fosse o representante da população da zona rural e ele tem honrado este papel”, falou Assis da Caixa, como é conhecido o petista. Sobre a patrulha agrícola, ele disse que foi mais uma conquista em prol da população de Brejo e está é a marca do trabalho do PT de Coité.
Nova Palmares – O assentamento de Nova Palmares também foi beneficiada com uma Patrulha Agrícola Mecanizada, composta por um trator de pneu, arado, grade, charrete e roçadeira, resultado de uma emenda parlamentar apresentada em 2007 no valor de R$ 150 mil e adquirida através da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia- SEAGRI.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Produção, Beneficiamento e Comércio, Flaviano Santiago, foram quatro anos de espera, porém “tudo é possível para quem sabe esperar”, falou o líder cooperativista. O presidente conduziu o trator de pneu, marca New Holland TT 4030 e segundo ele, foi treinado para operacionar.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas