Bahia

No mesmo dia em que Justiça definiu regras para participação de crianças e adolescentes, prefeito anuncia Robyssão no Santaluz Fest

MPBA já pediu fiscalização de show em outra cidade com base na Lei Antibaixaria

Prefeito Arismário Barbosa Júnior ao lado de Robyssão, anunciado como atração do Santaluz Fest — Foto: Redes sociais/Reprodução

O prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa Júnior, anunciou Robyssão como atração do Santaluz Fest na última terça-feira (21), no mesmo dia em que a Justiça definiu regras para a entrada e a permanência de crianças e adolescentes na festa. O evento celebra os 91 anos de emancipação política de Santaluz.

Segundo o site Notícias de Santaluz, nesta quarta-feira (22), a prefeitura divulgou a programação completa e confirmou o cantor entre as atrações do domingo (26).

A presença de Robyssão na programação chama atenção porque o Ministério Público da Bahia (MPBA) já pediu a fiscalização de um show do artista em outra cidade por causa do repertório.

Em junho deste ano, o MPBA recomendou que a Prefeitura de Euclides da Cunha acompanhasse a apresentação do cantor durante o São João para garantir o cumprimento da Lei Antibaixaria.

Segundo o órgão, letras e coreografias apresentadas pelo artista poderiam banalizar agressões e a violência contra a mulher. O Ministério Público pediu que Robyssão e a produção fossem avisados antes do show e que a apresentação fosse fiscalizada, com possibilidade de interrupção em caso de descumprimento.

O show não foi proibido. Depois que a prefeitura apresentou garantias de que as regras seriam respeitadas, a apresentação foi mantida com fiscalização.

Em Santaluz, a portaria sobre crianças e adolescentes foi expedida após um pedido do Ministério Público. A Justiça levou em conta que o Santaluz Fest é uma festa de grande porte, realizada à noite em vias públicas, com venda de bebidas alcoólicas, muita gente e presença prevista de crianças e adolescentes.

A medida busca evitar situações como consumo de álcool por menores, crianças desacompanhadas, desaparecimentos, exploração sexual e trabalho infantil.

A decisão trata da entrada, permanência e circulação de crianças e adolescentes no circuito. O documento não cita Robyssão nem fala sobre o repertório dos artistas.

Crianças menores de 12 anos só poderão entrar acompanhadas dos pais ou responsáveis e deverão deixar o circuito até a meia-noite. Adolescentes de 12 a 16 anos incompletos também precisarão estar acompanhados.

Já os adolescentes de 16 a 18 anos incompletos poderão entrar sozinhos, desde que apresentem documento com foto.

O anúncio de Robyssão também ocorre depois de reclamações de moradores sobre o repertório tocado em um encontro de paredões promovido pela prefeitura durante o fim de semana do aniversário da cidade. O evento aconteceu na praça central, local bastante frequentado por crianças.

Até a publicação desta matéria, a prefeitura não tinha informado se Robyssão receberá alguma orientação antes da apresentação nem se haverá fiscalização específica do repertório durante o show em Santaluz.

Programação divulgada

Sexta-feira (24): Swing do Preto, Michele Andrade, Kannário, Kevy Jonny, Danniel Vieira, Del Led e Delvid Robert.

Sábado (25): Bloco Balão Mágico, Kart Love, Kiko Luz, Isaque e Edson Gomes, Psirico, Devinho Novaes, Tabaréu e Duguinho do Acordeon.

Domingo (26): Manto Azul, Lorena Andrade, Léo SL, PV Calado, Valneijós, Ferrugem, Guga Meyra, Toque Dez e Robyssão.

Segunda-feira (27): Matheuzinho do Acordeon, Henry Freitas, Léo Santana, Unha Pintada, Cachorrão e Alex e Camargo.