A comitiva da deputada estadual Fátima Nunes (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), acompanhou no domingo todo o trajeto do governador Jerônimo Rodrigues (PT), candidato à reeleição, pelos municípios da região, desde São Domingos até Monte Santo.
Fátima Nunes, no entanto, teve uma programação diferente durante a manhã. A parlamentar, que mantém forte atuação em diversos municípios do sertão baiano, cumpriu agenda em uma comunidade rural de Quijingue e, à tarde, seguiu para Cansanção, onde se integrou pessoalmente à comitiva do governador.

Reconhecimento em Cansanção
Fátima Nunes chegou ao local do evento em Cansanção antes da chegada da chapa majoritária. Conhecida na região, a parlamentar foi bastante procurada pelas pessoas, conversou, abraçou apoiadores e entrou no clima da mobilização. Em cima de uma caminhonete, acompanhou e se divertiu com as músicas que animam a concentração enquanto aguardava a chegada da comitiva majoritária.

A presença da deputada em Cansanção também reflete sua relação política e parlamentar com o município. A prefeita Vilma Gomes (MDB) considera Fátima Nunes uma das parlamentares que têm contribuído com ações e demandas da gestão municipal.
Uma demonstração desse reconhecimento está no comitê montado pelo grupo da prefeita. Na fachada foram colocadas as imagens e os números dos deputados estaduais e federais que, segundo o grupo governista, têm atuação e integram politicamente o projeto municipal. Entre eles está Fátima Nunes, evidenciando sua presença na base liderada por Vilma Gomes.

De Cansanção, Fátima Nunes passou a acompanhar pessoalmente a comitiva de Jerônimo Rodrigues e seguiu até Monte Santo, onde aconteceu o comício que encerrou a programação do domingo.
Monte Santo e uma relação construída ao longo dos anos
Entre os municípios visitados pelo governador durante o domingo, Monte Santo é onde Fátima Nunes possui uma das mais fortes e antigas atuações parlamentares.
A relação da deputada com o município foi construída ao longo dos anos, principalmente no acompanhamento de demandas da população da zona rural. Abastecimento de água, infraestrutura, estradas e fortalecimento da agricultura familiar estão entre as áreas que marcam essa atuação.

Um dos exemplos foi sua mobilização em torno do Sistema Integrado de Abastecimento de Água destinado a beneficiar localidades de Monte Santo e Euclides da Cunha. Em 2021, durante visita do então governador Rui Costa ao município, Fátima destacou a importância do investimento para comunidades que historicamente convivem com as dificuldades provocadas pela escassez de água no semiárido.
Na infraestrutura rodoviária, a parlamentar também levou demandas da região ao Governo do Estado. Entre elas está a indicação apresentada na Assembleia Legislativa propondo a construção de um anel rodoviário na BA-220, no eixo que envolve Cansanção, Monte Santo e Euclides da Cunha.
A agricultura familiar e as necessidades das comunidades rurais também aparecem entre as prioridades do mandato. Registros de emendas parlamentares apontam, por exemplo, destinação de recurso para aquisição de -água, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para atender Monte Santo.
A relação política de Fátima Nunes com Monte Santo também vem de muitos anos. Em 2016, quando Silvania Matos ainda era vereadora e teve sua pré-candidatura à Prefeitura lançada durante o movimento “Vamos Conversar”, Fátima esteve presente naquele momento, acompanhando uma caminhada política que anos depois levaria Silvania ao comando do município.

Silvânia reconhece atuação de Fátima Nunes
Essa relação voltou a ser destacada no comício que encerrou a agenda de Jerônimo Rodrigues no domingo. Durante seu pronunciamento, a prefeita Silvânia Matos (PSB) reconheceu publicamente a atuação de Fátima Nunes e sua participação nas ações e conquistas que chegaram ao município.
O reconhecimento feito pela prefeita diante do público reforçou uma parceria construída ao longo dos anos e a presença do mandato da deputada em Monte Santo.
Fátima Nunes acompanhou o restante do ato ao lado de Jerônimo Rodrigues e das demais lideranças presentes, encerrando uma jornada que, para sua equipe, havia começado ainda pela manhã em São Domingos. Para a deputada, a agenda começou na zona rural de Quijingue e ganhou caráter político-eleitoral a partir de Cansanção, quando passou a integrar a comitiva do governador.



