O empresário Florisvaldo Jesus Carneiro (PRB), que lançou no primeiro dia do ano seu nome como pré-candidato a prefeito, estreou suas atividades políticas participando da posse do novo chefe da casa civil, Rui Costa, na manhã de quinta-feira (05) em Salvador. Se comportando com político estreante, Val de Nena, como é conhecido, assistiu a toda solenidade e no final foi parabenizar Rui Costa, comunicando seu desejo de ser prefeito de Riachão do Jacuípe e contar com seu apoio.
No ato, que aconteceu no auditório da Fundação Luiz Eduardo, no CAB, Val se encontrou com a presidente do PT, Mara Silva e juntos pousaram para uma foto, eternizando a satisfação dos dois pela posse de Rui Costa a frente da Casa Civil e a esperança que possa contribuir com o desenvolvimento de Riachão do Jacuípe. Sobre política, Mara apenas desejou boa sorte a Val, mas retificou que o partido terá candidatura própria, que será Mateus Martins e a decisão foi tomada numa reunião com a presença de Rui Costa.
Na fila dos cumprimentos, Val encontrou com a comunista Gleide Márcia Oliveira Souza, que também se declarou pré-candidata a prefeita pelo PCdoB. “Fiquei muito satisfeita com a indicação de Rui para este cargo e tenho certeza que irá fazer um grande trabalho, principalmente na coordenação de projetos importantes que estão sendo tocados pelo governo do estado. O conheço há muito tempo, votamos e apoiamos juntamente com o vereador Ninho e outros amigos, na eleição de 2010 e ele obteve 846 votos”, lembrou Gleide.
A médica disse também que concorda com o governador Wagner quando lembrou a passagem de Rui pela Secretaria Relações Institucional, onde realizou um grande trabalho e que estará agendando uma audiência para tratar de questões relacionadas ao município dentro das metas que foram citadas durante seu pronunciamento, principalmente na área de saúde. “Vou dedicar um atenção especial à saúde, até porque sou médica e fiquei satisfeita ao ouvir que saúde estar incluída nestas metas, mesmo reconhecendo que houve avanços no governo Wagner, e é verdade, mas podermos fazer mais e como ele mesmo disse, com foco nas cidades do interior. Vamos também conversar sobre educação, em especial a modalidade de ensino profissionalizante, que foi colocado por ele como aquelas que estarão entre as prioridades”, garantiu a comunista.
Ela quer manter a base do governo unida no município de Riachão do Jacuípe, conforme desejo de Wagner e garante ser fiel ao projeto que estar sendo conduzido no estado. “Percebo que estamos crescendo e da maneira que deseja o governador, ou seja, abraçando e não empurrando. Desta forma, iremos conversar com todos os partidos e sabermos escolher um bom vice, e Val é um destes nomes, mas vamos conversar”, concluiu a médica.
Gleide, antes do início da solenidade, conversou com deputado Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB, que reafirmou o desejo do partido em ter candidatura própria a prefeito no município de Riachão do Jacuípe e que deverá realizar até o final de fevereiro o ato regional para apresentação dos nomes que serão indicados pelo PCdoB como candidatos a prefeitos nos municípios dos territórios do Jacuípe e do Sisal. ”Gleide é a nossa candidata em Riachão do Jacuípe”, voltou a reafirmar Daniel Almeida.
O vereador José Nivaldo Cordeiro Carneiro, mais conhecido por Ninho, um dos primeiros a apoiar Rui Costa no município, responsável pela articulação que resultou no surgimento do nome a Gleide Márcia como candidata a prefeita, também esteve presente em Salvador. Filiado ao PRB, partido que o elegeu em 2008 e primo do empresário Val de Nena, por onde sairá candidato a prefeito, não quis falar sobre futuro com o CN. Ele reconheceu apenas que vem sendo assediado pelos pré-candidatos Val de Nena, Tânia e Gleide, mas vem trabalhando o nome da médica desde 2010.
“Esperando para vê o que vai acontecer”, Ninho mudou a postura na Câmara de Vereadores e de acordo as atas das sessões, desde agosto que não se manifesta sobre possíveis problemas da gestão municipal, focando seu mandato nos projetos de execução de obras, a exemplo de sistemas de abastecimento de água, energia elétrica e por último, a reivindicação para aquisição de viaturas policiais para o município. O parlamentar é considerado o político mais próximo do novo chefe da casa civil do governo do estado, Rui Costa.
O prefeito Lauro Falcão, também foi à posse de Rui Costa e estava acompanhado do vereador Marquinhos Maluco. Laurinho, como é conhecido o prefeito, não quis comentar sobre o surgimento do nome de Val de Nena para sua sucessão e voltar a dizer que ainda não tem um nome definido para apoiar e que na hora certa divulgará.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas